terça-feira, 14 de agosto de 2012

Governo do Pará lança projeto Turismo Verde nesta quarta em Paragominas



Paragominas é um dos municípios paraenses que farão parte do projeto Turismo Verde. A iniciativa visa reduzir a pobreza e desigualdade social através do desenvolvimento sustentável, com ações previstas já para iniciar ainda este mês. O projeto é voltado para empreendimentos turísticos localizados nas seis regiões turísticas do Estado: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), Adenauer Góes, "este é um momento que contempla iniciativas que estejam em sintonia com a visão de mercado seja regional, nacional ou internacional, tendo em vista que o desenvolvimento sustentável chegou para ficar e o turismo, como maior representante produtivo desta nova economia de mercado, precisa estabelecer estratégias, metas e objetivos que contemplem produtos carimbados com o selo do desenvolvimento sustentável", explica.

"Por isso desenvolvemos o projeto Turismo Verde, para que essa prática possa ser difundida e fortalecida", justifica Adenauer, ao explicar que o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), elaborado com o apoio e consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, contém nove macroprogramas que direcionam os rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico, a maioria voltada ao desenvolvimento sustentável, e 26 projetos voltados para ações de marketing. “A execução do Plano contempla também as metas estabelecidas para o setor do turismo pelo governador Simão Jatene, a partir do lançamento do novo Modelo de Gestão para Resultados, que acompanha quantitativa e qualitativamente toda a gestão pública do Estado”,ressalta o secretário.

Adenauer, que retorna nesta quarta-feira do Peru, onde a Amazônia acaba de ser eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza, tendo como ícone o rio Amazonas, reforça que o Turismo Verde expressa também um compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade. “É um recurso mercadológico para a promoção do turismo sustentável”, declara. A iniciativa conta com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para a promoção e divulgação dos novos produtos e roteiros e “está alinhado, ainda, à atuação e cooperação institucional entre Setur e a Coordenação do Programa Municípios Verdes, que visa promover a mudança da base da economia rural do Estado em direção a uma economia de baixo carbono e maior valor agregado”, explica o secretário, lembrando que “o trabalho conjunto é ancorado pelas políticas públicas estabelecidas no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará e o Programa Municípios Verdes”. O plano, segundo ele, ao definir a Visão de Futuro (2020) estabelece, como cenário desejado, que o Estado se evidencie pelo uso sustentável dos recursos naturais. “Isso significa uma mudança do cenário atual, no qual o turista será motivado a ver os atrativos turísticos a partir de uma nova leitura, uma avaliação positiva enquanto destino turístico”, diz Adenauer.

Entre as ações que serão desenvolvidas no Turimso Verde estão: implantação de boas práticas de sustentabilidade nos empreendimentos turísticos dos municípios verdes; elaboração de roteiros sustentáveis de turismo de natureza e cultural; mapear, nos municípios integrantes do projeto, os territórios com recursos naturais e culturais apropriados para a prática de atividades de turismo de natureza e cultural; capacitar profissionais envolvidos no negócio turístico para inserção dos princípios de sustentabilidade na operacionalização de atividades turísticas; e realizar campanhas de conscientização para população receptora e visitante sobre a ética da sustentabilidade -tratamento do lixo, uso correto da água e energia elétrica.


SUSTENTABILIDADE – O diretor de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur, Álvaro do Espírito Santo, afirma que o Turismo Verde tem como finalidade a promoção do turismo sustentável tendo como metas dar incentivo ás boas práticas de sustentabilidade, a partir da elaboração de 12 roteiros turísticos sustentáveis de natureza e cultura, além de mapear territórios em 12 municípios apropriados para essa prática, que sintetiza dois dos principais segmentos do turismo paraense apontados pelo Plano Ver-o-Pará. A Diretoria de Políticas para o Turismo tem como metas, também, a capacitação de 240 profissionais para elaborar campanhas de conscientização sobre a ética sustentável no setor do turismo, explica.

Um dos subsídios do Turismo Verde é o programa Municípios Verdes. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza desigualdade social no Pará através do desenvolvimento sustentável. Paragominas por exemplo, o primeiro município verde do Pará, é referência nacional em desenvolvimento sustentável por ter conseguido abandonar um histórico de desmatamento em um curto período de tempo. Além disso o Municípios Verdes tem contribuído para a dinamizar a economia local sustentável e promovido ações de educação ambiental.

O Turismo Verde estará alinhado ainda ao Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, que traça estratégias para a liderança do turismo paraense na Amazônia até 2020, entre os cinco segmentos turísticos principais do estado (natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios) a cultura e a natureza são os prioritários por serem os principais elementos que diferenciam o destino Pará dos outros destinos. Investimentos em projetos como o Parque Ambiental do Utinga e Municípios Verdes , por exemplo, tem trazido benefícios ao turismo de natureza. Além disso o plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade.

Cooperação - “No contexto do Termo de Cooperação Técnica para a implantação do projeto Turismo Verde as instituições parceiras (Secretaria de Estado de Turismo – Setur, Prefeitura Municipal de Paragominas, Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes, Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), o entendimento é o de que o turismo verde representa uma marca-símbolo que traduz um compromisso ético-institucional com o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis, quer por parte dos empreendimentos e prestadores de serviços, quer pelas comunidades receptoras e visitantes. Nesse sentido, sob o prisma conceitual, o turismo verde equivale ao turismo sustentável. Em termos territoriais, pode ser implantado tanto em áreas naturais, como áreas urbanas. É uma política de turismo transversal que permeia todos os segmentos priorizados no Plano Estratégico de Turismo do Estado Ver-o-Pará”. Explica Álvaro.

O diretor da Setur também exemplifica que a cooperação entre os parceiros vai ser em 4 dimensões:

1) Melhoria contínua da performance das empresas turísticas sob a perspectiva da sustentabilidade, tendo por diretriz a ecoeficiência, ou seja, a adoção da premissa de que a produção de bens e serviços turísticos deve estar associada ao compromisso com o esforço contínuo de adequar o processo de produção com vistas a redução progressiva do impacto ambiental, no âmbito do ciclo de vida dos produtos e serviços turísticos;
2) Elaboração de Roteiros Turísticos Sustentáveis visando incorporar no planejamento e formatação de roteiros a ênfase ao uso adequado dos recursos naturais na perspectiva de estabelecer uma relação harmônica entre turista e meio ambiente;

3) Realização de Campanhas de Sensibilização, para estimular as comunidades receptoras e visitantes a adotarem práticas e atitudes no consumo de recursos naturais;

4) Hotel Ciência, para conceder um modelo de hotel ciência que, na linha mercadológica do hotel boutique, se constitua, ao mesmo tempo, em equipamento turístico estruturado com tecnologias limpas, arquitetura ecológica; e símbolo da integração homem x natureza em um ecossistema amazônico, tornando-se um produto-ícone para o mercado turístico, em especial o internacional.

Os municípios que receberão o programa Turismo Verde são Ananindeua, na Região turística de Belém, Belterra e Oriximiná na região turística do Tapajós, Salinópolis e São João de Pirabas na região Amazônia Atlântica, Marabá e Tucuruí na região Araguaia Tocantins , Altamira e Vitória do Xingú na região turística do Xingú e Soure e Salvaterra na região do Marajó.

Turismo de Natureza - O turista que escolher Paragominas como destino Verde do Pará tem muitas razões para não se arrepender. Um dos pontos de encontro do município, apesar do pouco tempo que existe, é o Lago Verde. Famílias, amigos e casais podem ser vistos às margens do cartão. O local divide o topo na lista dos mais frequentados do município com o Parque Ambiental, inaugurado em 2008.

Outro lugar que atrai muitos moradores de Paragominas e turistas é o Calixto’s Ecoparque. Localizado a 7 quilômetros do centro da cidade, o clube é um verdadeiro paraíso para os amantes da tranquilidade e da natureza. “Aqui temos várias opções de lazer, como rio para prática de natação e banho - com reservatório para crianças, mais raso, e que estamos ampliando para adultos que não sabem nadar; piscinas; dois campos de futebol; quadras de vôlei e basquete; mesas de ping pong, bilhar e xadrez”, diz Calixto Dantas, dono do local. As pessoas podem passar o dia no clube, em uma das malocas que possuem armadores de rede com a opção de levar a alimentação de casa, comprar ou preparar o seu churrasco na hora, já que cada maloca também tem uma churrasqueira. “ Só a bebida que não deixamos entrar”, explica.

O Clube foi criado há mais de dez anos, quando Calixto percebeu que a área, comprada para o lazer da família e para a prática de esportes depois da aposentadoria, era muito grande, abrindo aos poucos para os amigos. Há três anos, começou a organizar a comercialização de títulos. “Temos 3.500 sócios, incluindo titulares e dependentes”, informa. “Comecei a frequentar como convidado, logo depois me tornei sócio. É um lugar muito bonito, perto da cidade, pra relaxar nesse clima em torno da natureza, disse o mecânico Paulo Araújo, que trabalha em uma grande empresa do município. “Viemos de Mãe do Rio para aproveitar o sábado com a família no Clube, disse Thayana Ribeiro, ao lado do marido e da sobrinha Heloísa, de 3 anos, no reservatório do lago.

“Penso em fazer parcerias com agências de Belém, para trazer excursões de pessoas da melhor idade para cá. Elas ficariam hospedadas na cidade e viriam para o Clube para a prática de esportes. Também penso em construir chalés e ter uma programação noturna”, diz Calixto ao falar das ações de ampliação dos serviços no local, que hoje também é alugado para eventos. “Isso requer mais investimentos e ampliação do número de funcionários, que hoje são quatro efetivos, mais cinco temporários, contratados nos fins de semana, e de sócios”. Segundo o empresário, seus projetos terão chances de virar realidade, já que o turismo está sendo fortalecido no município. “Essa idéia de turismo verde será muito positiva para o meu empreendimento. Acredito que o número de turistas vai crescer na cidade e aqui, pois temos tudo para se enquadrar perfeitamente ao projeto do governo”, acredita.

Paragominas - O município de Paragominas integra a região turística Araguaia Tocantins e está entre os que mais se destacam no segmento turismo de eventos e negócios. Com cerca de 100 mil habitantes, Paragominas está localizada a 300 quilômetros de Belém, capital do Pará. Sua fundação data de 1959, com a chegada na região do mineiro Célio Rezende Miranda e dos goianos Eliel Pereira Faustino e Manoel Lima. Nasce do fluxo na rodovia Belém-Brasília, construída pelo presidente Juscelino Kubitschek. Algumas colonizadoras, como a Belém-Brasília e Cidade Marajoara fazem parte desse início de história. Além de Minas Gerais, investidores do Espírito Santo também foram atraídos para a região. O município obteve autonomia em 23 de janeiro de 1965, durante o Governo de Jarbas Gonçalves Passarinho, com a Lei nº 3.235, de 4 de janeiro, formado com área desmembrada de parte do distrito de São Domingos do Capim e parte do distrito de Camiranga, que pertencia ao Município de Viseu. Está localizada no Nordeste Paraense, e limita-se, ao Norte com os municípios de Ipixuna do Pará e Nova Esperança do Piriá a Leste, Estado o Maranhão ao Sul, municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis e Goianésia do Pará, a Oeste município de Ipixuna do Pará. Seu acesso é rodoviário, partindo de Belém pela BR-316, seguindo de pela Belém–Brasília (BR 010) e no Trevo seguir à esquerda, na PA-256, mais 12 Km até o centro de Paragominas.

Serviço:
Lançamento do Programa Municípios Verdes
Data: 15/08
Hora:18h30
Local: Auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, na Rod. Pa-125, s/n, Paragominas.


Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - GEC – Paratur com Silvaneide Guedes (Revista Nossa Terra / Sebrae Pará)