segunda-feira, 11 de novembro de 2013

25º Festuris: Pará é destaque em Salão de Sustentabilidade & Turismo Verde

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, com os diretores do Festuris, Martha Rossi,
 Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi

Uma das novidades da 25º edição do Festival de Turismo de Gramado foi o Salão de Sustentabilidade & Turismo Verde, que destacou o Pará como um dos principais estados da Amazônia que já avança em programas e ações relacionados ao tema.

Estado rico em biodiversidade, com mais da metade de sua área protegida, o Pará também lidera o programa Municípios Verdes e já desenvolve a prática do turismo sustentável por meio do programa Turismo Verde, lançado pelo Governo do Pará, com o suporte do Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae).

Segundo Tânia Brizolla, da Prisma Consultoria, o salão foi concebido para chamar a atenção dos prestadores de serviços turísticos para uma atitude mais sustentável, além de abrigar produtos ligados aos segmentos de ecoturismo e aventura.

Ela explica ainda que o Pará foi incluído no salão por ser um dos principais estados da Amazônia que já vem inserindo a sustentabilidade como solução para diversas áreas. “Ainda não se tem no Brasil o conceito de destinos sustentáveis, mas nós já temos projetos, iniciativas e esforços no sentido de caminhar para a busca da sustentabilidade, como faz o Pará que investe no conceito de turismo sustentável como opção de desenvolvimento e de preservação no ambiente”, comentou.

Como a proposta era incentivar a prática do turismo sustentável, enfatizando a temática do 25º Festuris: “Turismo: a vanguarda da economia sustentável”, toda a decoração do salão foi reforçada com os três pilares: meio ambiente, desenvolvimento sócio-econômico e desenvolvimento sócio-cultural. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável que é aquele que leva em conta os impactos econômico, ambiental e sociocultural da atividade, para atingir um equilíbrio adequado entre essas três dimensões.

Recebendo os visitantes no estande do Pará estava o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes. Segundo ele, a sustentabilidade é um dos principais focos do plano “Ver-o-Pará”, que traça as diretrizes do turismo paraense, por meio de ações da Secretaria de Turismo do Pará e da Paratur. “Nós temos mais de 50% da nossa região protegida por legislações que impõem o desenvolvimento sustentável e temos a missão de divulgar isso. Temos a consciência de que o turismo sustentável é extremamente atrativo”, disse ele.

O Salão de Sustentabilidade & Turismo Verde também trouxe como expositores o Rio de Janeiro, com forte vocação para o turismo de natureza e referência no em práticas sustentáveis em ecoturismo e turismo de aventura. Já o Estado de Mato Grosso do Sul foi destacado como importante destino de natureza, apresentando o município de Bonito, que hoje é considerado um museu a céu aberto.

O Sul também teve visibilidade no salão com a divulgação do município gaúcho de Canela, considerado um destino para ecoturismo e turismo sustentável em parques ecológicos; e o município de Bombinha, em Santa Catarina que assinou o temos do Programa Sustentável com o Instituto Ethos.



Fonte e Foto: Julie Rocha - Prazer em Viajar