quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Atletas se encantam com espaços turísticos de Belém



A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) está apresentando os principais atrativos turísticos de Belém aos participantes dos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que teve início no último dia 7 e segue até o dia 16 em Belém, capital do Pará. (PA). Observadores de 18 países e jornalistas de vários estados brasileiros e Distrito Federal já participaram da atividade, nas modalidades city tour, river tour e press trip.

Entre os visitantes estão também os atletas que disputam os jogos. Os passeios turísticos com os atletas começaram no último domingo, dia 10 e seguem até o dia 16. Divididos em quatro grupos diários, por delegações estaduais os jovens saem dos hotéis e seguem uma rota panorâmica que inclui Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, entre outros.

Sergipe, Alagoas e Santa Catarina são alguns dos estados contemplados com o passeio, a exemplo do time de voleibol de Jaraguá do Sul (SC), que integrou o passeio da última quarta-feira, dia 13. A riqueza amazônica do Parque Mangal das Garças maravilhou os jovens.

Silvio Leonardo Nunes de Oliveira, treinador do time feminino de vôlei, descreveu a impressão que o Pará deixou. “Uma imagem ótima, uma cidade que atendeu bem todos os participantes dos jogos. O povo paraense recebeu todos com muito carinho, fica uma imagem positiva da receptividade, da responsabilidade de estar realizando uma competição desse nível. Eu estou muito feliz pois as minhas alunas estão felizes também de estar em Belém”. Elogiou Silvio, que elegeu a Estação das Docas como seu lugar favorito em Belém.



O equilíbrio ecológico da fauna e flora do Mangal das Garças foi o que mais encantou a maioria dos atletas. Árvores frutíferas e pássaros exóticos, como as garças que dão nome ao local foram alvo da curiosidade dos visitantes. O Farol de Belém, que permite vista panorâmica da cidade também encantou, assim como viveiro aningas, o borboletário, e outros.

“É a primeira vez que venho a Belém e está sendo inesquecível. Eu tinha uma imagem em relação à cidade pelo que via na televisão. Quando cheguei aqui percebi que é totalmente diferente.” Enalteceu a atleta catarinense Mariana Santos.


Alan Eduardo Rosa, treinador do time masculino de vôlei eleu o Mangal como espaço mais atraente. “ O parque é sem dúvida muito lindo, o mirante foi a parte que mais gostei”. Elegeu Alan, também de Santa Catarina.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur, explica que “o apoio aos Jogos Escolares da Juventude se deve à relevante contribuição que trouxe ao fortalecimento do turismo do Pará enquanto segmento de eventos. É também uma vitrine para a divulgação e promoção do Pará como destino turístico prioritário na Amazônia”.




J o g o s - Os Jogos Escolares da Juventude contam com cerca de quatro mil pessoas, entre elas jovens de 15 a 17 anos de 1.251 escolas, que participarão de disputas em 13 modalidades esportivas (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Embaixadores, 20 observadores internacionais, cerca de 30 jornalistas, 220 voluntários, além de todo Comitê Organizador somam-se aos competidores.

Vários ídolos do esporte nacional serão embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude entre eles estão Sarah Menezes (judô), Daiane dos Santos (ginástica artística), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Antoine Jaoude (Lutas) e Angélica Kvieczynski (Ginástica Rítmica) e Luciano Pagliarini ( Ciclismo Estrada), estes são apenas alguns dos 12 ídolos do esporte que estarão em Belém para o evento.
      
     
Os Jogos Escolares da Juventude 2013 é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizado pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Texto: Carolinne Reis e Benigna Soares - GEC Paratur
Fotos: Thiago Figueira - GEC Paratur