domingo, 10 de novembro de 2013

Festuris supera as expectativas

Evento encerra a feira de negócios com excelentes resultados

Replica da imagem de Nossa Senhora de
Nazaré no stand de Belém.
O principal evento de negócios para o turismo da América Latina encerrou a sua 25ª edição. O Festival do Turismo de Gramado reuniu mais de 14 mil participantes, entre eles agentes e operadores de viagens, hoteleiros, imprensa e outros diversos participantes. 

Ao final do evento, onde o Pará esteve representado com dois estandes e cerca de 30 profissionais diversos, os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi apresentaram os números oficiais do evento, e destacaram o sucesso alcançado  nesses 25 anos do Festuris. 

A última atividade da programação fou uma coletiva de imprensa, com participação dos diretores do evento, da secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, o presidente da Abav-RS, Danilo Kehl Martins, a presidente da Abeoc Nacional, Anita Pires e  o diretor comercial da CVC Rio Grande do Sul, Gustavo Hahn .

A secretária Rosa Helena Volk foi só elogios ao Festuris e aos resultados que trouxe:  “Fico muito emocionada com esta data que marca os 25 desta feira que se confunde com a história de Gramado. O Festival do Turismo abriu as portas do mundo e desbravaram todas as fronteiras pela cidade. Todos devem ser gratos a este evento, pois ele trouxe a tona um assunto que hoje é nossa principal fonte econômica em Gramado, o turismo”, elogiou Rosa.

Já o presidente Danilo Martins deu ênfase ao congresso e as capacitações do Festival: “O nível de informação e de organização do evento são espetaculares. As palestras e salas de capacitações sempre apresentaram informações pertinentes e assuntos visionários no nosso setor turístico, isso tudo abordando sempre o lado profissional do segmento”, lembrou Danilo.

Anita Pires, presidente da Abeoc Nacional falou sobre o sucesso do salão Mice: “O setor de turismo de negócios vive hoje um momento único e positivo, e este evento mostra a força dos eventos corporativos na economia mundial, tanto que cresceu 14% apenas em 2013. Ano que vem com certeza estaremos apresentando novas ideias no Festuris”, informou Anita.

Marcus V. Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
Foto: Divulgação
Antes dos diretos do Festival divulgarem os números oficiais do evento, várias homenagens foram feitas pelos 25 anos. Entre as homenagens tiveram lembranças do primeiro evento, placa de congratulação, e o prêmio “Perla Del Pacífico”, entregue pela imprensa equatoriana a organização do Festuris.

Eduardo Zorzanello apresentou os números a imprensa do evento, e aproveitou a ocasião para agradecer a Silvia, sua mãe e criadora do evento ao lado de Marta Rossi, e ao seu sócio Marcus: “Terminamos este evento com um sabor de dever cumprido pois alcançamos os resultados esperados. Temos por trás deste evento uma grande equipe, e uma grande parceria, que começou com Silvia e Marta, e hoje eu e Marcus levamos adiante. Mais de 14 mil pessoas passaram pelos corredores da feira neste ano, e conseguimos apresentar 2.500 expositores a nossos visitantes, mas sempre mantendo nosso padrão de qualidade e de profissionalismo quanto aos participantes”, ressaltou Zorzanello.

O diretor Marcus V. Rossi mostrou a preocupação da empresa com a sustentabilidade, e também lembrou da importância do turismo para muitas pessoas espalhadas pelo mundo: “Batalhamos todos os dias para melhorar o setor turístico, porque assim sabemos que podemos melhorar cada vez mais nosso mundo. Casos como o do Gilson nos mostram a importância que nosso evento tem. Neste ano, lançamos o selo “Preserve”, que mostra o comprometimento da empresa com o turismo verde e a sustentabilidade.

Ao final da coletiva o diretor comercial da CVC, Gustavo Hahn sorteou um cruzeiro pela costa do Brasil aos jornalistas. Logo após, os diretores do evento fizeram um plantio de uma árvore na frente do Serra Park, para mostrar a importância da sustentabilidade no mundo. 


Turismo Paraense - O Pará participou do evento com dois estandes temáticos. Um representou os cinco principais segmentos do destino Pará,  a obra-prima da Amazônia: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Mas destacou a sustentabilidade. O outro estande também valorizou os principais segmentos mas enalteceu a força da cultura do Pará, expressa através do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 
Marta Rossi, Eduardo Zorzanello, Marcus V. Rossi e equipe Paratur.
O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) avaliou positivamente a ação promocional e de divulgação. Ele confirmou que agentes e operadores de diversos países aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor os produtos turísticos paraenses. O contato dos empresários paraenses com novos mercados garantiu bons negócios, como revelou Socorro Graça, guia de turismo diretora da Vitória-Régia Turismo. Graça participou da promoção do Pará no estande coordenado pela Paratur e também dá Rodada de Negócios do evento, que aproximou o Pará de dezenas de agentes e operadores nacionais e internacionais. 

Marta Rossi (Festuris), e Marcelo Mendes (Paratur).

 Além do presidente da Paratur, Marcelo Mendes, a instituição também foi representada no Festuris pelo gerente de Promoção, Carlos Figueira, pela gerente de Captação de Eventos, Ariane Mathne, e de Inteligência de Mercado, Garielle Santiago. O Rio Grande do Sul é um dos destinos turísticos prioritários de promoção do Pará, segundo o Plano Ver-o-Pará. 


Ao  final do Festuris  Marta Rossi visitou o  estande da Paratur e foi presenteada com uma joia exclusiva de ouro fabricada no Polo Joalheiro. Marta ficou muito emocionada com o presente e com a réplica de Nossa Senhora de Nazaré. Ao  agradecer a participação da Paratur  renovou o convite para a Feira de 2014. Falou ainda do seu amor por Belém e confirmou sua presença na Fita de 2014 que será realizada pela Paratur em abril na capital paraense. 

Wilken Souto, coordenador Geral de Segmentação do
Ministério do Turismo, ao lado do presidente
da Paratur, Marcelo Mendes.
Além de Marta Rossi, diretora do Festuris, o estande da Paratur recebeu muitos visitantes, a exemplo do coordenador Geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto. Na ocasião, Wilken, que é paraense e hoje integra a equipe do MTUR, reforçou as parcerias entre o Ministério e a Paratur.