quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Marapanim: Festival de carimbó homenageia mestre Pelé


                                                                                 
O município de Marapanim, localizado no Nordeste paraense, região turística Amazônia Atlântica, abre nesta sexta-feira, dia 15, a 8ª edição do Festival de Carimbó. O evento, que tem apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e fomento da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) acontece na Praça da Bandeira até sábado, dia 16 e espera receber nos dois dias de evento cerca de 30 mil pessoas.


A Paratur aproveita o evento e o público para desenvolver ações de fortalecimento promocional dos atrativos turísticos locais e do vizinho município de Maracanã, onde está a localidade de Marudá e a ilha de Mayandeua, que se destaca pela bela praia de Algodoal. 
Os segmentos de cultura, natureza e de sol e praia, presentes na região turística Amazônia Atlântica vão estar na pauta, por exemplo de jornalistas convidados pela Paratur para cobrir a programação, entre os quais a TV, o Portal e demais veículos do Grupo de Comunicação Amazon Sat, de Manaus.

Banda Flor da Cidade
O tema deste ano do Festival  é “O Canto mágico da Amazônia”, que terá como  homenageado um dos ícones do carimbo de Marapanim, Domingos da Silva, conhecido como mestre Pelé, fundador da banda ‘Flor da Cidade’.

‘Sou da terra do Pará, da Amazônia Legal, onde o folclore é bonito, nossa cultura é geral’, diz o trecho de uma das composições de Mestre Pelé, falecido no dia 13 de julho deste ano, vítima de complicações pulmonares.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur, explica que a continuidade à promoção e divulgação do Festival se deve ao reconhecimento do carimbó como expoente da cultura do Pará, um dos principais segmentos turísticos do Estado.  "O festival Também acontece em uma das mais ricas e exuberantes regiões turísticas do Pará, a Amazônia Atlântica, onde além da cultura encontramos os segmentos natureza, sol e praia, atrativos aos nossos visitantes". Diz Marcelo.

Cobertura do evento pela Amazon Sat

Visando fortalecer ainda mais o Festival de Carimbo de Marapanim, a Paratur realiza mais uma edição do já tradicional Press Trip que anualmente leva jornalistas especializados à Marapanim. Entre os convidados estão jornalistas da Amazn Sat, de Manaus (AM). A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará) também estará realizando a cobertura do evento e integrando a comissão de jurados dos concursos de carimbó.´A Abrajet, em parceria com a Paratur, já desenvolveu diversas ações de press trip, oficinas de comunicação e outras visando fortalecer o carimbo e a Região Amazônia Atlântica na área do turismo.

Mestre Pelé

O músico Domingos da Silva nasceu em 28 de junho de 1959  no município de Marapanim. Pai de sete filhos, desde criança manteve contato com a natureza, sua fonte inesgotável de inspiração. Na  adolescência despertou seu interesse pela música, especialmente pelo carimbó e aos 16 anos já tocava banjo e participava de grupos regionais, compondo e acompanhando cordões de pássaros e boi junino. Daí nascia um fomentador da cultura popular, uma figura que viria contribuir de forma brilhante e positiva para a firmação da cultura de raiz, sobre tudo o ritmo do carimbó. Tocou com grandes mestres, como mestre Cantídio Braga, mestre Duluca, mestre Lucindo, entre outros. 

Em 22 de junho de 1992, aos 33 anos,  mestre Pelé criou seu próprio grupo denominado “Flor da Cidade”, cujo nome foi uma homenagem ao primeiro grupo de carimbó fundado pelo Mestre Lucindo.  O grupo  continua participando de vários festivais, dentre eles, Festrimbó, de Santarém Novo (PA), Festival da Cultura, em Curuçá e Festival do Carimbó de Marapanim.

Domingos da Silva lançou quatro CD’s autorais e levou o carimbó para os estados: Maranhão, Brasília e São Paulo e expressou seu talento musical nos diversos ritmos como: xote, baião, galope, arrasta pé, Brega e gospel, totalizando 380 músicas, todas registradas. Desta forma “Mestre Pelé” (in memória), deu sua contribuição para o fortalecimento, engrandecendo da cultura do povo  marapaniense, garantindo essa tradição para futuras gerações.

“Nossa homenagem ao Mestre Pelé e a outros mestres nestes oito anos é uma contribuição para resgatar a memória e o legado deixado por eles à nossa cultura. O carimbó é patrimônio histórico e cultural do Pará e precisa continuar vivo em nossa memória, precisa de continuidade na rotina das novas gerações”. Explica Ranilson Trindade, presidente da Associação Marapaniense de Agentes Multiplicadores de Turismo (AMATUR), realizadora do festival. 

Programação 

Sexta 15/11

19h – Levantamento do Mastro de São Benedito:

Cortejo do Mastro, devidamente preparado com frutas regionais e levando no tôpo a
bandeira do glorioso São Benedito, belamente confeccionada pelo Grupo “O Boto”, tendo como grupos acompanhantes “A Felicidade Não Tem Idade” e “Os Originais”.

20h – Abertura Oficial da 8ª Edição do Festival do Carimbó de Marapanim, com a presença de autoridades e convidados especiais.

20h30 – Homenagem à memória de mestre Pelé (Domingos Silva)

21h – Mostra Coreográfica dos Grupos de Carimbó Raiz de Marapanim, com o Tema:
“Lucindo Vive !” que será desenvolvido por todos os Grupos participantes da Mostra.

Grupos: Os Originais, Uirapuru, Borboletas do Mar, Raízes da Terra e Japiim.                 
Concurso: A melhor coreografia dos grupos participantes, onde será eleito“O melhor Grupo de  2013”.

23h30 – Festa de Carimbó no Barracão das Tradições, onde se apresentarão três grupos de carimbó

Sábado 16/11

19h – Derrubação do Mastro de São Benedito

Grupos participantes: “A Felicidade Não Tem Idade”, Os Originais de Marapanim”,  Grupo Organizador de 2013, “O Boto” e Grupo detentor da Bandeira de São Benedito para 2014. 

Cerimônia de Entrega da Bandeira, no Palco Principal.

20h30 – Apresentação dos Grupos “A Felicidade Não Tem Idade” e “Os Originais”, com a Dança do “Peru de Atalaia”.

21h – Concurso "A mais bela sereia do Festival em 2013”: Desfile e apresentação das sereias indicadas pelos Grupos Participantes da Mostra Coreográfica;

Premiação dos 3 primeiros  lugares, vencedores do Concurso.

Espaço dos Mestres para Autoridades e Convidados Especiais.

Durante os dois dias do evento,  terá mostra de comidas típicas e mostra de produtos e serviços turísticos.


E-mail: ranilsontrindade@yahoo.com.br

Telefone: + 55 (91) 8844-8898 

Conheça a Região Turística Amazônia Atlântica : www.paraturismo.pa.gov.br 







Texto: Benigna Soares e Tâmara Monteiro – GEC Paratur


Fotos: Jean Barbosa  e acervo da AMATUR