segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Paratur apresenta Belém a jornalistas, observadores internacionais e atletas dos Jogos Escolares da Juventude



Um dia inteiro dedicado a uma releitura da história, cultura e dos principais atrativos turísticos da capital paraense foi oportunizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) a representantes de cerca de 20 países, jornalistas de 10 estados brasileiros e centenas de atletas que estão em Belém participando dos Jogos Escolares da Juventude.  As atividades de visitação turística de Belém começaram às 7 horas da manhã, pelo Complexo  Ver-o-Peso, seguiram pelo Complexo Feliz Lusitânia, com direito a duas paradas especiais no Palacete Pinho e no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP).

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, acompanhou o grupo nos principais pontos de visitação e justificou a iniciativa do Governo do Estado.

“Nossa parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem como objetivo fortalecer a imagem do Pará enquanto destino turístico prioritário na Amazônia. Esta ação é complementar a outras iniciativas da Paratur de apresentar nacionalmente e internacionalmente nossos produtos turísticos”. Disse Marcelo, que acompanhou os visitantes nos principais pontos turísticos.

No Palacete Pinho um pouco da história do período da Belle Époque foi apresentado através da belíssima arquitetura do lugar. Já no MHEP o diretor Sérgio Melo recepcionou o grupo com uma visita monitorada e  uma apresentação do Grupo Quórum. Ele apresentou o lugar, que guarda um conjunto de obras paraenses através de ambientes, pinturas, fotografias e objetos diversos.

Sérgio Lobato, produtor e também vocalista do grupo camerístico, que tem experiência com o resgate histórico-cultural de Belém, falou da satisfação de receber os observadores internacionais e profissionais de comunicação.  “O Grupo Quórum tem uma parceria há sete anos com o Museu, cuja administração nos deixa muito à vontade, certos do trabalho que estamos fazendo. Esta apresentação hoje é fruto dessa parceria, um momento maravilhoso, único”.  Elogiou Sérgio, que ficou muito feliz de encontrar no grupo um representante de Cuba, país de origem de Maria Antônia Jimenez, ex-regente do grupo. O repertório incluiu músicas brasileiras e a apresentação foi na sala da Descoberta, que guarda, entre outras, a obra “A Conquista do Amazonas” , de Antônio Parreira.

Do Museu Histórico os jornalistas seguiram para o Mangal das Garças, Basílica de Nazaré e outros pontos turísticos de Belém. Os observadores internacionais participam, ao longo da tarde de um river tour e um almoço típico em uma ilha próxima a Belém.

Estudantes – O passeio oferecido pela Paratur aos atletas começou no último domingo e também inclui os principais pontos turísticos de Belém, em especial o Roteiro Expresso do Mangal das Garças. São quatro passeios diários com grupos de 20 atletas em cada ônibus, que seguem diariamente até o próximo dia 16. No roteiro  dos press trip e city tour estão: Estação das Docas, Complexo  Ver-o-Peso, Centro Histórico (Forte do Presépio, Museu do Encontro, Catedral da Sé), Pólo Joalheiro, Praça Batista Campos e Basílica Santuário de Nazaré.

A ação é coordenada pela Diretoria de Marketing da Paratur, Seduc, COB, com apoio da Secretaria de Segurança Pública  (Segup), Transcurumim Transportes Turísticos.











Texto: Benigna Soares e Carolinne Reis - GEC Paratur 
Fotos: Thiago Figueira - Paratur