terça-feira, 19 de novembro de 2013

Setur discute a possibilidade de criação de ferrovia turística no Pará

O secretário de Turismo, Adenauer Góes, recebeu engenheiro do Dnit para discutir a possibilidade de se aproveitar parte do espólio da rede ferroviária federal
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, recebeu o engenheiro da Diretoria Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Rozão Pinto, na manhã desta segunda-feira (18), para discutir a possibilidade de se aproveitar parte do espólio da rede ferroviária federal para criação de uma linha de ferrovia turística no Estado. Também participaram do encontro o secretário extraordinário de Estado de Articulação Municipal, Sérgio Bacury, e representantes de secretarias estaduais.

“A Setur solicitou ao Dnit e Ministério do Turismo que o Pará seja contemplado com um trecho de ferrovia turística. Segundo o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, o trecho estudado fica entre os municípios de Bragança e Tracuateua, na região Amazônia Atlântica”, explicou Adenauer Góes.

O secretário contou ainda que um roteiro seria criado a partir da linha ferroviária turística, levando em consideração aspectos históricos e culturais. “Temos a ideia de uma rota conjugada de modal misto, entre rodoviário mais ferroviário, que resgataria uma parte do trajeto feito pela estrada de ferro Belém-Bragança. Seria a recuperação de um equipamento que foi extinto em meados dos anos 60, para que isso possa gerar um roteiro, e o fortalecimento da atividade turística em nosso Estado”, esclareceu.

O engenheiro do Dnit destacou que a ferrovia turística também abre espaço para uso comercial e transporte de mercadorias entre municípios, bem como aspectos de mobilidade e acessibilidade urbana. Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil tem uma malha ferroviária de 30 mil quilômetros, com 20 trens destinados ao turismo, distribuídos em oito Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O turismo ferroviário, além de ser considerado encantador, é ecológico, seguro e de custo reduzido.

Texto: Israel Pegado - SETUR