sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Palácio Lauro Sodré é tema de documentário exibido em voo regular da TAP Portugal

O Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré) é tema de documentário que será exibido em voo regular da TAP Portugal na rota Belém-Lisboa. Com 11 minutos e 46 segundos, o vídeo resgata a história do Palácio Lauro Sodré, hoje sede do Museu e traça um paralelo entre o espaço é a própria história de Belém. 

O Palácio Lauro Sodré, construído em 1777, é uma das obras do celebrado arquiteto italiano Antônio Landi e foi sede da Província Portuguesa do Grão Pará e Maranhão. Atualmente, o Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) possui um acervo diversificado de pinturas, mobiliário, acessórios e fotografias de variados contextos.
O MHEP foi criado em 18 de maio de 1981, iniciando suas atividades apenas em 1986 , tendo como sede o 4° pavimento do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur). O acervo foi composto a partir de doações particulares e de peças oriundas de vários órgãos do estado. No ano de 1987, o Museu teve como sede o Palacete Bolonha e em 1994 foi transferido para o Palácio Lauro Sodré, então sede do governo estadual. 

Durante todo o ano o MHEP abre as portas com uma programação diversificada que inclui, entre outras atividades, exposições, apresentações culturais, receptivos turísticos, entre outros. Por ocasião do aniversário de Belém, em janeiro de 2014, por exemplo, o Museu fez o relançamento da obra “A Conquista do Amazonas”, do artista Antônio Parreira (1860 – 1937). A obra data de 1907 e passou por um processo de restauro feito por técnicos do Sistema Integrado de Museus (SIM), ligado à Secretaria de Estado de Cultura, ao qual está vinculado.

O espaço histórico paraense abriga, entre outros acervos, a Capela de onde partiu a primeira procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no ano de 1793, durante a administração do Capitão-General Francisco de Souza Coutinho, da Capela do Palácio do Governo, que determinou ainda “fosse organizado um arraial no recinto da ermida da santa, na velha estrada do Utinga, no caminho do Maranhão

Projetada pelo arquiteto Antônio Landi, a capela foi construída pelo General Governador Fernando da Costa Ataíde Teive e seu ano de conclusão foi o de 1771. A procissão saiu da Capela do Palácio até mais ou menos 1880, mas no governo provisório de Justo Chermont (1889 – 1991), ela seria completamente descaracterizada, pois ali foram instaladas as salas que abrigavam a Tesouraria da Fazenda.