segunda-feira, 23 de março de 2015

Quse pronto o projeto executivo do Centro de Convenções de Santarém

O Governo do Estado está finalizando o projeto executivo do Centro de Convenções que será construído no município de Santarém, no oeste do Pará. A obra está orçada em mais de R$ 32 milhões.

“Os recursos já estão garantidos. Nós estávamos aguardando a definição da prefeitura sobre o local onde será construída a obra. A área já foi garantida e os recursos do investimento também”, informou Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, durante uma de suas visitas a Santarém.

Com a conclusão do projeto executivo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) acredita que a parte física do Centro comece a ser executada a partir do início do segundo semestre. “A área é próxima ao aeroporto de Santarém e às margens do Rio Tapajós, próximo ao aeroporto. Agora vamos partir para o projeto executivo e assim que estiver pronto iniciar as obras do Centro. A equação financeira é de R$ 32,3 milhões, já garantidos pelo governador Simão Jatene”, explica o secretário.
Alter-do-Chão, um dos principais produtos  do Tapajós, deve ser ainda mais
procurado com o suporte do Centro de Convenções de Santarém.
Foto: Joaão Ramid/Paratur-Setur

O Centro de Convenções de Santarém é o primeiro empreendimento desse porte a ser construído no oeste do Pará. O empreendimento será importante para o segmento de turismo, bastante forte na região, e para atividades de cunho acadêmico, haja vista que Santarém possui mais de 10 universidades. Entre as quais a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

“A obra é bastante esperada e deve beneficiar todo o oeste do estado. Vai agregar várias atividades e negócios. O turismo de mercado cresce na região e carece de um espaço de qualidade e porte onde possam acontecer vários eventos”, comenta o empresário Francisco Aguiar.

Na região está o Polo Turístico Tapajós, que abrange os municípios do Baixo Amazonas e o Tapajós, sendo eles: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná, Óbidos, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão.

O prefeito de Santarém, Alexandre Von, informou que o terreno escolhido para a obra está às margens do Rio Tapajós, próximo ao aeroporto, com entrada pela rodovia Fernando Guilhon. Ao fundo está o Lago e praia do Juá, uma das paisagens mais bonitas do município.

“Parte da área de dez hectares será desapropriada e a outra parte foi doada ao município que repassa ao Governo do estado para a construção do Centro de Convenções. O local foi estrategicamente pensado para a instalação”, explica Alexandre Von.

Alailson Muniz - Secretaria de Estado de Comunicação