segunda-feira, 8 de junho de 2015

Clarice Lispector inspira espetáculo multimídia no Festival Internacional de Música

A programação do XXVIII Festival Internacional de Música do Pará, aberta no último dia 7, trará ao público oficinas, cursos e apresentações, além de novas experiências aos músicos locais, nacionais e internacionais que participam do evento. Uma destas apresentações ficará a cargo do projeto “Tocado, Falado e Riscado”, do grupo português “Toy Ensemble”, que une os textos de Clarice Lispector à música, literatura e desenho. A estreia do espetáculo, que está em turnê nacional, será em Belém no próximo dia 9, no Theatro da Paz.

O projeto é resultado de uma co-produção entre Brasil e Portugal. A pianista brasileira Christina Margotto, que vive há 25 em Portugal, é a coordenadora do projeto e fala sobre a ideia de criar um espetáculo multimídia.

“O projeto envolve música, literatura e artes visuais. Essa foi a forma que nós encontramos de levar essas três artes, simultaneamente, ao público jovem e adulto, estimulando a leitura através dos textos e oferecendo um espetáculo multimídia. Para isso, fizemos uma adaptação musical para os textos das 12 lendas brasileiras da Clarice Lispector. São histórias que todos nós conhecemos e por isso acreditamos que teremos uma grande aceitação do público”. A equipe do espetáculo promoveu oficinas de desenho, música e teatro para preparar os alunos que atuaram na peça que será apresentada. Na oficina de teatro, o ator português Antônio Durães, foi o responsável por falar e exercitar o texto de Clarice Lispector com os alunos.