quarta-feira, 10 de junho de 2015

Festas Juninas: começa Arraial de Todos os Santos no Pará

Cabeçudos de São Caetano de Odivelas
Começa oficialmente no Pará na noite desta terça-feira, 9, o XII Concurso de Quadrilhas Juninas, que integra a programaçãoArraial de Todos os Santos. O evento, realizado pela Fundação Cultural do Pará, abre na Arena do Centur uma longa temporada de festejos, que incluirá um verdadeiro festival de comidas típicas, composições e danças regionais, e a tradicional competição de quadrilhas, com cerca de 160 agremiações, sendo 81 da região metropolitana de Belém e 79 do interior do estado.

Além da capital paraense, os grupos virão de Abaetetuba, Acará, Bagre, Barcarena,Bragança, Breves, Bujaru, Capanema, Colares, Curralinho, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Moju, Paragominas, Primavera, Salinópolis, Salvaterra, Santa Luzia do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Miguel do Guamá, São Sebastião da Boa vista, Soure, Tomé Açu, Tracuateua e Vigia, contemplando dessa forma 26 municípios do Pará em 5 regiões de integração (Tocantins, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim e Guamá).

Programação - Já na Praça do Povo, a partir das 19h, o Arraial de Todos os Santos recebe uma feirinha gastronômica, além da apresentação do Grupo Parafolclórico Paramazon, de Icoaraci. Estarão à venda também produtos oriundos das oficinas de arte e ofício Curro Velho e o público também poderá conferir no hall Benedito Monteiro, uma exposição voltada para temática junina com obras de artistas renomados e também produtos que são resultados das oficinas Curro Velho.

Polo Joalheiro - Ainda em Belém, no Coliseu das Artes do Espaço São José Libero, há programação especial com arraial junino nos dias 21 e 28 deste mês, a partir das 17 horas.

Estação das Docas: Na programação do Teatro ao Por-do-Sol, da Estação das Docas, também haverá programação junina. Fique atento à programação aqui

Cabeçudos - Para quem deseja aproveitar o clima junino e prestigiar o arraial em outros municípios, uma boa dica é São Caetano de Odivelas. Nesta época do ano os tradicionais bois de máscara, personagens típicos das festas juninas no Pará, contagiam o público com muita alegria e cores. Além do boi faceiro, os cabeçudos, personagens marcantes do folclore odivelense também se apresentam pela cidade.