segunda-feira, 22 de junho de 2015

Pérola do Tapajós: Santarém completa 354 anos

Festeje o aniversário de Santarém e aproveite para conhecer Alter-do-Chão
Conhecida como a Pérola do Tapajós, Santarém está localizada na região central da Amazônia, na confluência dos rios Amazonas e Tapajós. Foi fundada em 1661 pelos jesuítas, em uma expedição liderada pelo Padre João Felipe Bettendorff, recebendo o nome em homenagem à cidade portuguesa de Santarém. O município comemora 354 anos no dia 22 de junho. 

É berço do rico artesanato tapajônico, que segue as tradições culturais dos povos indígenas da região. Os belos trabalhos em cerâmica são encontrados nas feirinhas de artesanato espalhadas pela orla da sede municipal, onde dividem a atenção com roupas e acessórios de fibras naturais, mas também nas vilas e comunidades santarenas. 

O que Visitar - Visitar Santarém é agradável o ano todo. Durante o primeiro semestre, por exemplo, o rio Tapajós está em época de cheia. Assim que chega o mês de julho, as águas começam a baixar e gradualmente vão surgindo quilômetros de faixas de areias brancas que formam belíssimas praias até o final do ano. O município de Santarém chega a formar 1.992 quilômetros de praias exóticas e primitivas que mais parecem mar. É o caso da Praia do Amor, na vila de Alter-do-Chão, conhecida como “Caribe Brasileiro”.