segunda-feira, 6 de julho de 2015

Adeus ao amigo Hugo Cassel


Queria eu tê-lo trazido mais vezes ao Pará, não apenas em eventos da Abrajet, da Paratur, da Setur. Mas em momentos especiais que lhe permitissem aproveitar ainda mais Belém, Marajó e Tapajós da forma como ele merecia, afinal, era um apaixonado por nossa terra, o que traduziu com excelência em seus artigos.

A carta do meu amigo Jefferson Severino, conterrâneo de Hugo Cassel, traduz um pouco do meu sentimento de admiração por esse velho e sábio jornalista. Traduz minha tristeza e sentimento de que nossa Abrajet a cada dia fica mais órfã de pessoas sábias e experientes.

CARTA DO JEFFERSON SEVERINO 

MEU AMIGO E IRMÃO HUGO CASSEL TROCOU DE ENDEREÇO !

Meu defensor, meu amigo chato, brigão, fiel, reinento, companheiro, irmão de todas as horas conselheiro de sempre, verdadeiro, com a língua afianda, meu Mestre Maçon, grau 33, um grande e poderoso irmão trocou de endereço. O gaudério de tantas jornadas passou a residir no segundo andar, e do jeito que ele é, vai perturbar São Pedro pra me mandar a sua coluna "Espeto Corrido". Foi lá ver como anda o nosso outro irmão Airson Soares.

Ladi Cassel com Hugo, ao lado de Airson Soares, com guia de turismo de Belém no complexo
Ver-o-Peso, que ele visitou em 2011 durante congresso da Abrajet Pará. 
Não foram poucas as jornadas que fiz com ele, viajamos praticamente por todo o Brasil. Sempre apressado, viajava antes e também voltava antes. Por conta das suas doenças, coisas de quem começa a ficar com o prazo de validade vencido, tinha como sua escudeira, sua fiel, amada e querida esposa, minha cunhada Ledi Cassel.

​Ledi e Hugo

Adorava ouvir o Hugo declamar suas poesias. Não era santo, era briguento feito eu, mas era honesto, sincero, justo, correto e não mandava recado. Era homem o suficiente para dizer o que tinha que dizer e a quem quer que fosse. Por isso era respeitado e algumas vezes odiado. Mas gaúcho não se entrega nunca. E mesmo no hospital me mandava e-mails. 
Pra quem não sabe esse gaúcho que nasceu no dia 06 de agosto, com 86 anos de idade no lombo, embora macho barbaridade, era um caboclo sentimental, muito equilibrado, compreensivo, adorava a família, a casa, os amigos, os filhos. Uma personalidade magnética e atraia sempre as atenções em festas, reuniões, cursos, congressos e em seu "buteco" preferido em Balneário de Camboriú. Sentia-se realizado com aquilo que fazia e pra ele não tinha tempo ruim, contribuindo, onde quer que fosse, para o desenvolvimento das coisas e principalmente das pessoas a sua volta. Era perseverante, em seus objetivos. Era, as vezes, considerado reinento, chegando a ter atitudes enérgicas para defender seus princípios ideológicos. Excelente profissional em todos os lugares que atuou, e não foram poucos, sempre deixando saudades. E agora, que resolveu se mudar de vez, deixará mais saudades ainda.


Eté breve "mo quiridu" ! 

Para quem não sabe, o Hugo foi ator, trabalhou na TV Gaúcha, Radio Nacional Rio De Janeiro
como Locutor Esportivo, na TV Rio - Rio de Janeiro, como ator, na Radio Guaíba- RS, foi Secretario Cultura da Prefeitura Municipal de Pelotas, colunista do Jornal Tribuna Catarinense e da minha página Coluna on Line, jornalista profissional, pela URGS. 

Com idealizadores do projeto Natal de Benevides, que fez questão
conhecer e divulgar amplamente à convite da Abrajet Pará e prefeitura
loca.
O Hugo deixa por aqui sua esposa Ledi, cinco filhos, sete setos. Desencarnou aos 86 anos, por falência generalizada, começou com uma pneumonia que foi se agravando. Como também era kardecista, será cremado amanhã, às 17 horas no crematório em Balneário Camboriú. Falei com minha cunhada Ledi e juntos agradecemos, pois afinal de contas ninguém morre, é um apenas até breve. 


Da-lhe Xiru, que São Pedro te espera com uma cuia de mate !




T.'.F.'.A.'.
S.'.F.'.U.'.