quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Romaria Fluvial é incentivo ao turismo

Concurso da Setur escolhe as embarcações
mais belas da Romaria Fluvial
Foto: jean barbosa - Setur-PA
A Romaria Fluvial também é realizada no sábado, véspera do Círio de Nazaré, com saída prevista para as 8h, logo após a missa, no Trapiche de Icoaraci. O percurso corresponde a cerca de 18 Km até a Praça Pedro Teixeira. A parada é em Belém na Escadinha do Cais do Porto (ao lado da Estação das Docas), por volta das 11h. 

Quando chega à escadinha, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar, em Belém. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem.

Histórico – A primeira Romaria Fluvial foi realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com a saída do Trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. O responsável foi o presidente da Paratur, na época, o historiador Carlos Rocque. A primeira Romaria foi acompanhada por cerca de 30 barcos e marcada por imensa emoção, no momento em que uma grande auréola luminosa surgiu no céu contornando o sol. O fenômeno foi considerado um sinal de benção e aprovação da Virgem de Nazaré àquela manifestação de fé dos devotos.

Para a romaria nas águas da baía do Guajará foi confeccionada mais uma réplica da berlinda, usada até 2002. No ano seguinte, ela foi substituída por uma cúpula de vidro que é usada até hoje. A cúpula permite maior visibilidade da imagem pelos ribeirinhos e fiéis que a acompanham. Atualmente, mais de h2 embarcações, entre barcos, lanchas, balsas e veleiros participam do “Círio das Águas”.
Percurso – Saída do Trapiche de Icoaraci, via navegação fluvial, para Escadinha do Cais do Porto (Praça Pedro Teixeira), em Belém.

Para fortalecer a Romaria Fluvial como parte da programação oficial do Círio, incentivar a segurança da navegação durante o cortejo e ainda valorizar os romeiros das águas a Paratur idealizou o Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial. A premiação chegou à 30ª edição este ano, quando além das categorias Embarcações Regionais e Outas Embarcações, ganhou a "Meu Círio das Águas", que escolherá as 10 melhores fotografias da procissão.

Fonte: DPRT/Setur e Site Oficial do Círio