quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Setur premia embarcações vencedoras do concurso da Romaria Fluvial

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) premiará as embarcações vencedoras do Concurso de Ornamentação da Romaria Fluvial 2015, nesta quinta-feira (22), às 16h, no hotel Atrium Quinta das Pedras. Este ano, 400 embarcações foram credenciadas pela Setur e pela Capitania dos Portos para participar da 30ª edição do chamado “Círio das Águas”, romaria idealizado pela Companhia de Turismo Paraense (Paratur), em 1986, por meio do seu então presidente Carlos Rocque.

Os barcos foram identificados com uma flâmula náutica do Círio e avaliados por um grupo de cinco jurados de fora do Estado, convidados pela Setur: Sávio Almeida Fernandes, chefe do curso de bacharelado em Design da Universidade Federal do Pará (UFPA); Jefferson Severino, jornalista especializado em turismo, editor da Coluna Online e correspondente de diversos veículos de comunicação; Luana Rocque, filha do jornalista idealizador da Romaria Fluvial, Carlos Rocque, Fernando Sette Câmara, fotógrafo, do Estúdio Sette, e o estilista paraense Carlos Amilcar.

A novidade nesta edição é que eles puderam circular entre as embarcações participantes a bordo de um barco de menor porte e com mais agilidade que a balsa utilizado pela secretaria nos anos anteriores, de onde só podiam visualizar os detalhes que seriam julgados de determinados ângulos e com o auxílio de binóculos. A medida buscou dar isonomia ao concurso e mais chances aos concorrentes.

As embarcações concorrem em duas categorias: Embarcações Regionais (categoria A) e Outros Tipos de Embarcações (categoria B), sendo que a comissão julgadora escolherá os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares em cada uma. A premiação será no dia 22 de outubro.

A Setur também trouxe a Belém quatro operadores de turismo, dos Estados do Paraná, Goiás e Santa Catarina, para que conhecessem de perto a festividade do Círio de Nazaré e a partir dessa experiência, comercializar o destino Pará em futuros pacotes voltados ao turismo religioso. São eles: Pedro Kempe, da Domus Viagens, de Curitiba (PR), Lurdes Olibomi Guarda, da Lua Azul Turismo, de Curitiba (PR), Taisa Aguiar, da Golden Way Operadora, de Recife (PE) e Teresa Guimarães, da BDV Turismo, do Rio de Janeiro (RJ).

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que acompanhou a romaria fluvial, conta que este ano quase 85 mil turistas vieram a Belém para as festividades nazarenas. De acordo com ele, ações como o Concurso de Ornamentação de Embarcações, a própria Romaria Fluvial e outras que relacionam o Círio de Nazaré com segmento do turismo religioso demonstram o “novo papel do turismo na nova economia de mercado nacional e internacional”.

Adenaur Goés também enxerga de maneira positiva a parceria da Setur com a Capitania dos Portos. Para ele a Romaria Fluvial é uma forma de os ribeirinhos poderem homenagear Nossa Senhora de Nazaré. “No Pará, os rios e igarapés são verdadeiramente nossas ruas. E o Círio é o principal produto turístico do Pará. A estratégia é ter essa festa como referencial na atividade econômica do Estado, buscando impactar de forma positiva o desenvolvimento paraense.”

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur