quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Setur realiza a 30° edição do Concurso de Ornamentação de Embarcações

Para fortalecer a Romaria Fluvial como parte da programação oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, incentivar a segurança da navegação durante o cortejo e ainda valorizar os romeiros das águas, a Secretária de Estado de Turismo do Pará (SETUR) realiza no próximo sábado, dia 10, a 30ª edição do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial, idealizado pela Companhia de Turismo Paraense (Paratur), em 1986.

Este ano, a premiação terá como jurados Sávio Almeida Fernandes, chefe do curso de bacharelado em Designer da Universidade Federal do Pará (UFPA); Jefferson Severino, jornalista especializado em turismo, editor da Coluna Online e correspondente de diversos veículos de comunicação, Luana Rocque, filha do jornalista idealizador da Romaria Fluvial, Carlos Rocque, Fernando Sette Câmara, fotógrafo, do Estúdio Sette, e o estilista paraense Carlos Amilcar.

Concorrem à premiação as embarcações inscritas e regularizadas junto à Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR, localizada à Rua Gaspar Viana, nº 575, onde receberão uma bandeira, entregue pela SETUR. As categorias do concurso sãoEmbarcações Regionais (Categoria A) e 
Outros Tipos de Embarcações Categoria B). A Comissão Julgadora escolhe os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria. 
A novidade deste ano é a categoria "Meu Círio das Águas", que vai premiar as mais belas fotografias tiradas durante a Romaria Fluvial e compartilhadas com as mídias sociais de divulgação do turismo do Pará, administradas pela Setur. 

Os requisitos para avaliação dos jurados para as categorias A e B são: 

Foto: Jean Barbosa - Setur-PA
Ornamentação Religiosa (harmonia, criatividade e sustentabilidade no emprego dos materiais de decoração),Postura da Tripulação, que alerta para que evitem programação musical inadequada à ocasião, utilização de bebidas alcoólicas e fogos de artifícios na embarcação, arremessar lixo ou qualquer detrito na baía, trocar de barco durante o percurso. É requisito ainda o cumprimento do Percurso do Cortejo da Romaria Fluvial, recomendando aos participantes manter distância de segurança em relação às outras embarcações, bem como não ultrapassar o isolamento estabelecido pela Marinha.

Por questões de segurança não devem participar do concurso de ornamentação as motos aquáticas (jetskis), canoas (casquinhos ou pô-pô-pô), caiaques e outras embarcações que não possuam a bandeira de identificação, produzida pela SETUR e distribuída pela Capitania dos Portos.

PREMIAÇÃO

A premiação acontecerá no Atrium Quinta de Pedras Hotel, no dia 22 de outubro, às 10 horas. Os vencedores das 02 (duas) categorias receberão Troféu Carlos Rocque. Os Decoradores das embarcações classificadas (Categorias “A” e “B”) também receberão troféus. 

Concurso “Meu Círio das Águas” 

Regulamento
a) Para participação no concurso é necessário que o usuário compartilhe as fotos que deseja pelo Facebook e/ou Instagram utilizando a hashtag #meuciriodasaguas e/ou “marcando” a página através do @VisitPara. Ex: Romaria Fluvial 2015 #meuciriodasaguas @VisitPara. 

b) Ao utilizar a hashtag #meuciriodasaguas e marcar o @VisitPara, o usuário estará cedendo os direitos de uso da foto que compartilhou ao @VisitPara, sem qualquer ônus para o último para fins promocionais, desde que sejam respeitados os créditos da imagem, bem como as imagens não podem sofrer qualquer alteração, exceto com autorização do autor da mesma;

c) As fotos devem ser originais; 

d) O conteúdo das fotos devem ser referentes ao Círio Fluvial, que acontece no dia 10/10/2015, com saída do Porto de Icoaraci e chegada na escadinha da Avenida Presidente Vargas. Somente as fotos que se encaixam nesse traslado poderão participar do concurso; 

e) Não podem participar da promoção os colaboradores da SETUR/PA, bem como cônjuges dos mesmos e/ou parentes de 1º grau; 

f) Apenas maiores de idade (18 anos) poderão participar da promoção;

g) Caso algum(a) vencedor(a) não puder receber o prêmio em Belém, será negociado o envio por Correios; 

h) Não utilizar material pornográfico e/ou ofensivo. 

Círio de Nazaré - Romaria Fluvial, Belém - Pará
Romaria Fluvial - também é realizada no sábado, véspera do Círio de Nazaré, com saída prevista para as 8h, logo após a missa, no Trapiche de Icoaraci. O percurso corresponde a cerca de 18 Km até a Praça Pedro Teixeira. A parada é em Belém na Escadinha do Cais do Porto (ao lado da Estação das Docas), por volta das 11h. 

Quando chega à escadinha, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar, em Belém. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem.

Histórico – A primeira Romaria Fluvial foi realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com a saída do Trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. O responsável foi o presidente da Paratur, na época, o historiador Carlos Rocque. A primeira Romaria foi acompanhada por cerca de 30 barcos e marcada por imensa emoção, no momento em que uma grande auréola luminosa surgiu no céu contornando o sol. O fenômeno foi considerado um sinal de benção e aprovação da Virgem de Nazaré àquela manifestação de fé dos devotos.
Foto: Paulo Santos

Para a romaria nas águas da baía do Guajará foi confeccionada mais uma réplica da berlinda, usada até 2002. No ano seguinte, ela foi substituída por uma cúpula de vidro que é usada até hoje. A cúpula permite maior visibilidade da imagem pelos ribeirinhos e fiéis que a acompanham. Atualmente, mais de 300 embarcações, entre barcos, lanchas, balsas e veleiros participam do “Círio das Águas”.

Percurso – Saída do Trapiche de Icoaraci, via navegação fluvial, para Escadinha do Cais do Porto (Praça Pedro Teixeira), em Belém.

Twitter: @VisitPará
Facebook: VisitPara 
Instagram: @VisitPará