quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mais de 1 milhão de turistas visitaram o Pará em 2015

Tema de samba-enredo de escola de samba, cenário de novelas nacionais e filmes brasileiros e internacionais, capa de revistas e jornais com editorias diversas, ou simplesmente um o refúgio de artistas e outras personalidades que escolheram a Amazônia como destino. Esse é o status atual do Pará, estado brasileiro que caiu na preferência de mais de 1 milhão de turistas em 2015.

É isso mesmo, no ano passado o Pará conseguiu superar a marca de 1 milhão de turistas recebidos pelo segundo ano consecutivo, na soma das procedências nacional e internacional. Os dados são da Setur e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).

Ao todo, 1.113.273 turistas vieram ao Pará, sendo pouco mais de 1 milhão de turistas nacionais e mais de 100 mil visitantes estrangeiros, o que representou um crescimento do setor da ordem de 2,6% no comparativo com 2014. Com isso, a atividade turística gerou uma receita superior a R$ 736 milhões para os cofres do estado. Dinheiro este que pode ser revertido pelo Governo do Estado em outras áreas como educação, saúde e/ou infraestrutura, e que só comprovam a importância do turismo como atividade econômica na sociedade atual, como fonte geradora de receita financeira, mas também de melhoria de vida para a população.

Desde a criação do Plano Estratégico Ver-o-Pará, em 2011, o turismo do estado apresenta crescimento contínuo e ascendente tanto em fluxo de visitantes quanto em receita gerada. Os setores de atividades econômicas do Turismo, como transporte, alojamento, alimentação, agências de viagem, cultura e lazer admitiram 25.077 pessoas no ano de 2015. O Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) capacitou 3.486 profissionais de atividades ligadas a cadeia produtiva do turismo.

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, frisou a importância dos números para as ações e projetos que o Estado vem colocando em prática. “A intenção é fazer com que a estatística e o conhecimento dos números se tornem uma tradição e sirvam de referência para aqueles que atuam no mercado turístico paraense. Não apenas para o planejamento do poder público, mas também para a iniciativa privada no que diz respeito as suas estratégias e investimentos”, disse o gestor. “Temos uma meta ousada, conforme o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, de fazer o estado o destino turístico líder e preferencial na Amazônia Internacional”, completou o secretário.

Para o supervisor do Dieese-PA, Roberto Sena, os números têm que ser vistos sob uma ótica positiva, em função das dificuldades econômicas vivenciadas no último ano. “Desde que começamos a divulgação dos números há quatro anos, o Pará vem mostrando crescimento consistente no turismo, acima da média nacional. A economia é muito mutável, e em 2015, mesmo sendo um ano difícil, o término foi em uma das poucas atividades que conseguiu crescer durante a crise que o país atravessa”, concluiu o economista.

Entre algumas das estratégias para 2016 que a Setur prepara para impulsionar mais um ano de crescimento do setor estão a atração de mais voos internacionais, grandes eventos de gastronomia, o Congresso Eucarístico Nacional, Belém como sede de apoio para duas delegações estrangeiras nos Jogos Rio 2016, escolha do Atlântico como rota segura de navegação, escolha do Brasil como destino de natureza e a entrada de Soure na rota de cruzeiros.