terça-feira, 15 de março de 2016

Condutores de trilhas e caminhadas participam de aulas práticas no Parque do Utinga

A formação é uma iniciativa da SETUR através do PEQTur
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Ideflor-Bio promovem as aulas práticas do curso de Condutores de Trilhas e Caminhadas, entre os dias 14 e 16 de março, de 08h às 12h, no Parque Estadual do Utinga. A iniciativa é executada em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental da PM do Pará. Os concluintes dos dois primeiros módulos de qualificação oferecidos no ano passado participam da formação com objetivo de atuar exclusivamente nessa Área de Proteção Ambiental, conduzindo com segurança os visitantes do parque. A qualificação tem como público-alvo os 26 concluintes do segmento Turismo de Natureza.

O primeiro módulo formou duas turmas. A primeira de “Condutor de Trilhas e Caminhadas”, realizado de 14 a 17 de setembro passado, foi resultado de uma ação conjunta da Setur com o BPA, Ideflor-Bio, Instituto Federal do Pará (IFPA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Já a segunda qualificou para “Condutor de Turismo de Aventura”, numa parceria com Pronatec executado pelo SENAR, de setembro último até janeiro deste ano.

No segundo módulo também foram formadas duas turmas, porém com foco no atendimento e cuidado com o visitante. A turma de “Primeiros Socorros” foi capacitada em dezembro último, enquanto que a turma de “Atendimento Pré Hospitalar” recebeu a qualificação em março deste ano. Ambos os cursos foram executados em parceria com o Corpo de Bombeiros do Pará (CBM-PA).

A gerente de qualificação profissional da Setur e coordenadora do PEQTur, Flávia Lima, destaca a importância da capacitação. “É o alicerce para uma carreira profissional. Sem o conhecimento você não consegue executar com excelência uma ação. A qualificação é importante nesse sentido, pois ela te dará todo o suporte para o desenvolvimento profissional. E, os cursos do PEQTur são direcionados aos profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor turístico”, explica.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur