sábado, 16 de abril de 2016

Gastronomia do Pará na Jordânia


De 19 a 27 de abril ocorre a Semana Gastronômica Brasileira em Amã. Jantares terão comidas típicas e promoverão encontros com importadores. Dia 25, evento especial marca os 100 dias antes dos Jogos Olímpicos

São Paulo – A embaixada do Brasil na Jordânia irá promover a Semana de Gastronomia Brasileira neste mês em Amã, capital do país árabe. Os jantares ocorrerão entre os dias 19 e 27 no hotel Grand Hyatt Amman. Em cada noite, espera-se 120 convidados.

De acordo com Francisco Luz, embaixador brasileiro na Jordânia, a semana está sendo organizada com a ajuda de 12 empresas patrocinadoras, que irão fornecer itens como carne, frango, café, talheres, espetos, açúcar, sucos e telões para projeção de imagens, entre outros. As empresas patrocinadoras são brasileiras, jordanianas e multinacionais.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apoia a realização do evento com o contato de companhias associadas interessadas em ter seus produtos nos jantares. As empresas Alca Foods, de cereais matinais, Alibra, de laticínios, e Cavalcante, de azeite de amendoim, que são associadas da entidade, já confirmaram participação no evento.

“A ideia é divulgar não só a cultura e a gastronomia, mas também os produtos brasileiros. É ajudar o nosso esforço exportador”, aponta Luz. As empresas patrocinadoras poderão levar seus convidados aos jantares, dos quais também participarão importadores jordanianos.

Luz explica que a cada noite haverá comidas típicas de diferentes estados e regiões do Brasil. “Vai ter comida do Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pantanal, etc.”. O menu fica por conta do chef brasileiro Alessandro Giorgio. Além da culinária nacional, os participantes poderão curtir ainda a música do grupo brasileiro Quarteto Raiz.

Durante a semana gastronômica, importantes autoridades do país árabe participarão dos jantares. Na noite do dia 23, haverá a presença de Nayef Al Fayez, ministro do Turismo da Jordânia. No dia 27, o jantar contará com a presença de Maha Ali, ministra da Indústria e Comércio.

No dia 25, haverá um jantar especial de gala para 150 pessoas para marcar os 100 dias que antecedem os jogos olímpicos no Rio de Janeiro. O príncipe Feisal Al Hussein, presidente do Comitê Olímpico jordaniano e irmão do rei Abdullah II, monarca do país, será o convidado de honra. Além dele, estarão o príncipe Ra'ad Bin Zeid Al Hussein, presidente do Comitê Paralímpico da Jordânia, e o campeão mundial de levantamento de peso paralímpico, Moataz Al-Jueidi.

Entre os outros convidados estarão diplomatas, autoridades locais e celebridades do mundo da arte e dos esportes locais. Ramez Goussous, conselheiro sênior de Relações Institucionais e Internacionais da Câmara Árabe, irá representar a entidade neste jantar e no de encerramento da semana gastronômica.

Ainda no dia 22 deste mês, o Quarteto Raiz irá realizar um show para 600 pessoas no auditório do Al-Hussein Cultural Center. O show é aberto ao público e o ingresso custa 15 dinares (cerca de R$ 75).