quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pará e Portugal firmam cooperação para impulsionar economia bilateral

As relações entre Pará e Portugal estão cada vez mais próximas. E no que depender do engajamento entre os governos, entidades e empreendedores locais, essa aproximação promete aquecer nos próximos anos a corrida pela internacionalização dos negócios e impulsionar a economia bilateral. Para destacar as vantagens competitivas do Estado nesse cenário e favorecer a articulação de parcerias, a comitiva do governo do Estado promoveu no último dia 5, em Lisboa, capital portuguesa, o evento "Pará, um mundo de oportunidades", que reuniu empresários brasileiros e portugueses, além de representantes de organizações de diferentes setores produtivos.

O encontro fez parte da missão comercial que aconteceu na última semana no país europeu, por iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, em conjunto com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, seção Pará (ADVB-PA), em parceria com a ADVP Portugal, Associação Comercial (ACP) e Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, juntamente com o secretário de Turismo, Adenauer Góes, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves, assinaram protocolos de cooperação com as instituições que representam o setor privado português, a fim de consolidar uma atuação integrada em busca de novos mercados.

Oportunidades – Mesmo diante do momento político delicado que o Brasil tem enfrentado desde o ano passado, o Pará se manteve bem na balança comercial, com saldo de R$ 9,3 bilhões de dólares, tendo o agronegócio e a mineração como os principais protagonistas no resultado positivo. "Hoje o Pará se destaca também pelo crescimento na produção industrial e na geração de empregos. Para desenvolvermos esses potenciais, nosso desafio é garantir um ambiente seguro para atração de investidores. A expectativa é que agora, com novo fôlego político no país, o ambiente fique mais otimista e propício para investimentos no nosso Estado", avaliou Adnan Demachki.

O Pará é uma das principais apostas da companhia aérea TAP Portugal, que desde 2014 opera o voo internacional que liga Belém e Lisboa. "Apesar da crise política no Brasil, nossa aposta é muito grande no mercado paraense. Nos últimos anos, Belém foi uma surpresa muito positivas e nós estamos motivados a continuar esses investimentos", afirmou o presidente da TAP, Fernando Pinto. "Ainda temos inúmeros desafios pela frente até que o cenário político brasileiro se estabilize e possamos voltar a crescer, mas acredito que temos oportunidades de nos unir para crescermos juntos, desenvolvendo ações realmente práticas e objetivas", completou.