quarta-feira, 18 de maio de 2016

Santarém terá centro de convenções e feiras eco sustentável

O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, recebeu nesta segunda-feira (16), os arquitetos José Freire e Paulo Lima, que teceram considerações sobre as linhas de ação em curso no projeto executivo básico de construção do futuro Centro de Convenções e Feiras do município de Santarém, oeste do Pará, polo turístico Tapajós.

O empreendimento, já licitado pelo Governo do Estado, tem entre os objetivos, o de aumentar o número de eventos regionais, nacionais, e até internacional; e incrementar a atividade econômica do turismo naquela região, levando em conta, também, a geografia da cidade conhecida como a “Pérola do Tapajós”, por seus inúmeros atrativos naturais, um deles a localização na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, espetáculo de rara beleza.

A licitação pública do projeto executivo aconteceu por meio da “tomada de preço” número 018 de 2015 e saiu vencedora a empresa DPJ Arquitetura e Engenharia Ltda, com valor de R$ 985.180,85 com tempo de execução desse projeto básico de 08 de março a 05 de agosto de 2016, contrato assinado no dia 08 de março e publicado dia 09 do mesmo mês do Diário Oficial do Estado (DOE).

O local onde serão erguidos os três módulos (blocos) do futuro Centro de Convenções e Feiras, fica no lado direito da Rodovia Engº Fernando Guilhon, a 2 km do Aeroporto Internacional de Santarém “Maestro Wilson Fonseca”, sentido centro da cidade aeroporto.

A área livre que receberá o empreendimento tem 10 hectares, cerca de dez campos de futebol, com cerca de 20 mil m2 de área construída (módulos) com a possibilidade de dentro desse terreno receber um hotel para servir ao centro.

Sustentabilidade – Mas o grande diferencial da obra em Santarém repousará no conceito de sustentabilidade ambiental que permeiam as atuais construções no Brasil e no exterior com a necessidade de causar o menor impacto ambiental e garantir conforto a quem vai trabalhar no equipamento e usuários.

Nesse item, o desenho da planta executiva contempla, entre outros ganhos de ambiente, o máximo de aproveitamento da luz solar no maior espaço possível dos prédios, absorção e recuperação da água da chuva para aproveitamento em tarefas de limpeza geral, colocação de “ecotelhas”, onde seja possível, e uso de materiais que contribuam para a redução de custos em energia e baixa manutenção predial.

Segundo executivos do escritório de projetos vencedor da licitação, com base em Belém, dentro de 90 dias serão concluídas as contribuições em todas as áreas possíveis de melhorias. Nesse tempo, o projeto básico será discutido entre os técnicos dos órgãos estaduais diretamente envolvidos na obra, a partir das secretarias de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) e Turismo (Setur), com a participação da Prefeitura de Santarém.

“O Centro de Convenções de Santarém segue os princípios norteadores da sustentabilidade, se adequando e aproveitando, desde o projeto executivo, às condições do clima da Amazônia, minimizando os custos de operação e manutenção, a partir do aproveitamento da luminosidade natural, da captação de energia solar e das águas da chuva, com energia foto voltaica, a topografia do terreno, entre outras modernas tecnologias. Um equipamento previsto no Plano de Turismo traçado pelo Governo para atrair negócios e gerar emprego e renda”, comemora Adenauer Góes.

Empregos - Depois de concluído o Centro de Convenções e Feiras de Santarém terá capacidade de receber, por evento, em suas áreas construídas, um público de até 13 mil pessoas. Já em termos de geração de emprego e renda um empreendimento desse porte no setor da atividade econômica do turismo poderá gerar cerca de mil empregos, diretos e indiretos, baseado nas experiências desses equipamentos no país.

A estratégia do governo, executada pela Setur dentro do Plano Estratégico “Ver-o-Pará”, é de também dotar os polos de turismo de novos equipamentos em condições de gerar oportunidades nos segmentos de “Turismo de Negócios” e “Turismo de Eventos”.

O futuro Centro de Convenções e Feiras de Santarém, virá se somar ao Centro de Convenções de Marabá, obra em fase final de construção, e o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, inaugurado em 17 maio de 2007, com área total construída de 24 mil m2, dividida em dois pavilhões (blocos) de eventos.

Texto: Douglas Dinelly – Ascom Setur