quinta-feira, 5 de maio de 2016

XIII Miritifest acontece de 06 a 08 de maio em Abaetetuba

O município de Abaetetuba se prepara para o XIII Miritifest, que acontece de 06 a 08 de maio, com o tema “Uma Aquarela de Cores e Sabores”. A feira de exposição e venda de artesanatos de miriti a cada ano conquista mais espaço nas agendas estadual e nacional de eventos culturais. O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial (ACA), Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti (ASAMAB), e apoio e parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e TVLiberal.

O evento é considerado como um dos maiores festivais de artesanato do Pará. Ano a ano, o Miritifest atrai um número maior de visitantes para o município, movimentando o turismo e aquecendo a economia local. A programação reúne bandas e artistas da região e de fora, grupos folclóricos, desfiles e concursos, além de uma praça de alimentação com 12 serviços de restaurante onde se encontram pratos típicos e à base do fruto do miriti.

Miriti - O brinquedo de Miriti é patrimônio cultural do estado do Pará e representa um dos símbolos de maior destaque na mais importante manifestação religiosa paraense: o Círio de Nazaré. E com o Círio, o artesanato em Miriti de Abaetetuba se transformou em uma das marcas de atração de visitantes. A partir do esforço empreendido pelos artesãos, com o aperfeiçoamento e o aprimoramento das suas produções, o brinquedo de Miriti passou a ser conhecido internacionalmente.

A riqueza cultural do local faz com que seus artesãos transformem elementos da natureza, cores e paisagem em arte. A fibra de Miriti é a base de sustento de muitas famílias, e além de ser um produto de alto valor agregado, sua utilização não agride o meio ambiente é biodegradável.

Com intuito de estimular o resgate cultural, fortalecer essas fontes geradoras de renda, quais sejam, o turismo associado ao artesanato e decididamente favorece famílias e produtores excluídos, promovendo o desenvolvimento regional, a realização do Miritifest quer reforças a atividades artesanais como fonte de renda para os artesões, valorizar a cultura e o turismo local e despertar interesse nos mais jovens, para assim possibilitar a afirmação e a continuação dessa identidade cultural, tendo também a gastronomia como destaque, onde se podem saborear desde fruto de miriti, as mais variadas iguarias a base de miriti.

Programação – Logo no dia 06, após a abertura oficial feita pela prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, iniciam-se a apresentação de diversas bandas, sarau literário e festival de dança.

Na manhã do sábado (07), ocorre o “Arrastão Cultural do Miritifest” com a participação do “Arraial do Pavulagem”, grupo folclórico de destaque na capital paraense. Todas as expressões artísticas culturais de Abaetetuba participam do cortejo fantasiados, a partir da 08h, no percurso que vai da Praça Manoel Castro até a Praça Francisco Azevedo Monteiro, local do evento.

No último dia do festival serão realizadas oficinas abertas na praça, em seguida o Miriti Step – Festival Estadual de Dança Step, na Barraca da Santa, além da apresentação de bandas, cinema e o concurso da Garota Miritifest 2016, o evento se encerra com o show da banda AR-15.

Texto: Ascom Setur (Com a colaboração de Liliane Marques)