sexta-feira, 10 de junho de 2016

CODEC e PCT Guamá recebem visita de empresa nacional do ramo de desenvolvimento de Sistemas

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CODEC), do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá) e da empresa TopComm, empresa do ramo de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas e Produtos, se reuniram da manhã da última terça-feira, 7, com o intuito de conhecer a nova sede do PCT Guamá, o prédio Espaço Inovação - suas instalações administrativas e laboratórios - e articular a atração de novos investimentos para o Estado. 

No primeiro momento, foi realizada uma reunião com o representante da Topcomm, Seido Nakanishi, que foi recebido por Antônio Abelém, diretor do PCT Guamá, Lucélia Guedes e Lorena Aguiar, diretora e gerente de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, respectivamente, e por Olavo das Neves e Alex Fiúza de Mello, titulares da Codec e da Sectet. A visita do empresário é fruto de uma parceria entre a CODEC e o PCT Guamá voltada à captação de empreendimentos para o parque tecnológico.

Para o titular da Sectet, o PCT Guamá se configura como uma ferramenta de incentivo à cultura da inovação. “Na região ainda observamos que poucos pesquisadores têm a cultura de trabalhar com empresas e muitas das empresas instaladas no mercado não buscam a inovação em seus processos ou produtos. O PCT Guamá surge para aproximar a academia do mercado, oferendo condições vantajosas para as iniciativas que se instalam aqui”, relatou o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello.

No fim de manhã o grupo se reuniu com representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software, para que os mesmos atualizassem os presentes sobre o trabalho que o APL vem realizando, e ouvir algumas orientações. “Espero que dessa reunião resulte alguma aproximação com o governo, pois é um segmento que está dentro da nossa proposta como empresa. Como a ideia da nossa empresa é trabalhar com educação, e existem desafios no sistema público de educação, é uma oportunidade de se aproximar de quem realmente decide sobre o que adquirir. Acredito que através da CODEC a gente poderia fazer essa aproximação”, afirma Walter Jr., da empresa Inteceleri Soluções. 

Para Seido Nakanishi, Diretor Executivo da TopComm, “é absolutamente fundamental essa parceria entre CODEC e PCT Guamá, pois o parque tem uma densidade de pesquisa, o lado acadêmico muito forte, a infraestrutura, mas por outro lado carece de conhecimento empresarial e cadeia produtiva; e a CODEC, pela sua localização estratégica dentro do estado, como órgão transversal capaz de trafegar junto à diversas secretarias, facilita a implantação de novos investimentos”.

Para concluir, o titular do CODEC, Olavo das Neves, arremetou: “o trabalho do PCT Guamá com a CODEC, bem como com a SECTET, tem evoluído bastante no sentido da Companhia promover encontros estratégicos, um maior conhecimento e maior discussão de oportunidade de forma que nós possamos trabalhar essas oportunidades para melhorar o ambiente de negócios e fomentar novos investimentos”.