terça-feira, 28 de junho de 2016

Exposição fotográfica promove turismo do Pará na Itália

Capturar a alma e a essência do Pará e da Amazônia. Este será o desafio de três fotógrafos experientes: o italiano Adriano Pagani, o paulista Tadeu Nascimento e o paraense Fernando Sette. Entre os dias 20 de junho e 03 de julho, acompanhados do cinegrafista Francesco Rossi e da jornalista Josiane Amoras, os profissionais usarão o apurado olhar e as lentes de suas câmeras para registrar imagens do Estado, que farão parte do projeto Opera Prima dell'Amazzonia.

O projeto, com duração de um ano, consiste numa mostra fotográfica que será apresentada em português, inglês, italiano e francês, tendo como porta de entrada na Europa, a Itália. A mostra itinerante trará maior visibilidade ao Pará nos jornais e outros meios de comunicação europeus.

“É indiscutível a admiração cultivada pelo povo europeu em relação aos brasileiros. Nossa alegria e hospitalidade continuam a atrair a atenção do velho continente”, explica a coordenadora do Opera Prima dell'Amazzonia, a jornalista Josiane Amoras, e quem apresentou o projeto para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A partir de então, a Diretoria de Produtos Turísticos da Setur elaborou um minucioso e cuidadoso roteiro para atender e mostrar da melhor forma uma síntese do destino Pará, através do olhar destes profissionais de fotografia, levando em conta a necessidade de expor a diversidade cultural e ambiental paraense.

No roteiro de treze dias, estão presentes a capital Belém - cidade que melhor reflete a identidade amazônica -, a ilha do Combú, Mosqueiro, a Colônia do Chicano em Santa Bárbara, a belíssima Algodoal no município de Maracanã, o Arquipélago do Marajó contemplado pelas cidades de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari, e por fim, Santarém e a Vila de Alter-do- Chão.
“Queremos mostrar o efeito que provoca a exuberante natureza paraense aos olhos de seus exploradores. A poesia, a emoção e a paixão fotografadas, uma mistura de sentimentos capazes de encontrar na Amazônia paraense, a obra-prima pronta para ser explorada”, argumenta Josiane.

A mostra fotográfica vem ao encontro do que Governo do Estado, por meio da Setur, busca e propõe com o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, o qual tem como objetivo principal fazer do Pará o destino líder e referência do turismo em toda a Amazônia, até 2020. O projeto contribui para a consolidação dos objetivos estabelecidos e vem somar com as estratégias de marketing e promoção da secretaria.

Para o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Goes, “matérias em jornais de circulação em outras regiões do país e até mesmo fora do país são importantes para a divulgação e promoção do turismo paraense, pois agregam valor à comercialização do produto e, desta forma, incrementam ainda mais o fluxo de turistas em nosso Estado”. Ele destaca que as políticas públicas são fruto de planejamento em que o turismo é visto como uma das atividades econômicas prioritárias no Pará. “É resultado do Plano Ver-o-Pará, que direciona programas, projetos e ações a partir de macroprogramas de desenvolvimento e promoção do turismo como atividade econômica geradora de emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, conclui.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur
Fotos: projeto Opera Prima dell'Amazzonia