quinta-feira, 30 de junho de 2016

Setur qualifica monitores, condutores e gestores turísticos

Com o foco no mundo corporativo, buscando atualizar os profissionais e aperfeiçoar suas competências, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove três cursos gratuitos de capacitação, entre os dias 27 e 30 de junho, em Belém e Marituba. O cronograma faz parte das ações do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur), coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Políticas para o Turismo (DPOT), que busca a melhoria do setor turístico no estado, a curto e médio prazo, por meio de padrões estabelecidos de qualidade no receptivo ao turista, em total sintonia com o mercado.

Os cursos ofertados ao público são o de “Monitor de Turismo Religioso” com apoio da Pastoral do Turismo (Pastur) e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), além da parceria da professora e guia de Turismo Regional, Raimunda Célia Guimarães; “Condutor de Trilhas e Caminhadas”, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA); e “Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional”. Os técnicos da Setur Cléber Gomes, Ivaldo Silva e Márcia Moura, que são professores universitários, foram voluntários como facilitadores das capacitações.

Um dos objetivos específicos da qualificação é orientar o desenvolvimento compartilhado do turismo regional, aperfeiçoar o uso dos recursos materiais e financeiros, e empregar bem os recursos humanos nas distintas áreas do setor turístico, estimulando e favorecendo outras atividades complementares àquelas da cadeia produtiva do turismo, a fim de possibilitar a inclusão social e econômica, com o consequente desenvolvimento sustentável desejado.

Monitor de Turismo Religioso - Aborda temas como Fundamentos do Turismo e Turismo Religioso, Introdução às Doutrinas – Crenças da Igreja, Aspectos Históricos das Igrejas, Condutor de Turismo, Técnicas de guiamento aplicadas à condução de turismo e Criação dos Circuitos.

Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional - O foco do curso é orientar para a criação de um plano municipal de turismo baseado no desenvolvimento sustentável, destacando seus principais atrativos culturais e naturais, fortalecendo a economia e visando a inclusão das comunidades locais. O público prioritário são secretários, coordenadores, gerentes e servidores municipais que atuam no turismo e que aderiram ao Programa de Regionalização do Ministério do Turismo e participantes das instâncias de governança regional, mobilizando gestores municipais das seis regiões turísticas.

Condutor de Trilhas e Caminhadas - Formação de condutores no Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) - Tem como objetivo levar conhecimentos específicos das trilhas existentes no Refúgio de Vida Silvestre, localizado no município de Marituba, aos concluintes dos dois primeiros módulos trabalhados no segmento Turismo de Natureza pela Setur, habilitando-os dessa forma, a atuar como condutores de trilhas em suas próprias comunidades, gerando assim uma possibilidade de formação de condutores de trilhas e caminhadas, para atuar exclusivamente nessas Área de Proteção Ambiental, conduzindo com segurança os visitantes.

“O Estado do Pará precisa de capacitação, seja para exercer uma função como trabalhador, seja para empreender como empregador de outras pessoas, movimentando a economia, gerando emprego e renda”, argumenta o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Israel Pegado -  (Com a colaboração de Liliane Marques)