segunda-feira, 11 de julho de 2016

Visite as doces praias do Tapajós e compartilhe suas #feriasPA

Alter-do-Chão
Foto: João Ramid/Setur 
Você já deve ter ouvido falar que o Pará é reservatório natural de mais de 40% de todo o estoque de água doce do Brasil e 62% de toda a Amazônia. O que talvez não saiba é que está no Tapajós a praia de água doce mais bonita do Brasil, segundo o jornal The Guardian. É isso mesmo, a doce praia de Alter-do-Chão, além de inspirar os principais veículos de comunicação do mundo, encanta visitantes d mundo todo que escolhem Santarém como destino na Amazônia paraense.

Encontro das águas do Tapajós com o Amazonas
Foto: João Ramid/Setur
Localizada no oeste do Pará, a região turística do Tapajós é rica em praias, principalmente no segundo semestre, quando baixa o nível das águas dos rios, formando longas faixas de areias com praias fluviais exóticas. Aqui se destaca Santarém, conheci
da como a Pérola do Tapajós, localizada na região central da Amazônia, onde podemos apreciar o encontro entre as águas barrentas do rio Amazonas com as águas esverdeadas do rio Tapajós, que correm lado a lado por muitos quilômetros sem se misturar, devido a diferença de densidade.

Foi fundada em 1661 pelos jesuítas, em uma expedição liderada pelo Padre João Felipe Bettendorff, recebendo o nome em homenagem à cidade portuguesa de Santarém. O município, com seus 355 anos, é berço do rico artesanato tapajônico, que segue as tradições culturais dos povos indígenas da região. 

Praia de Ponta de Pedras
Foto: João Ramid/Setur
Um dos lugares mais encantadores do Tapajós é Alter-do-Chão, uma vila que fica à aproximadamente 30 km do centro de Santarém. Durante os meses de baixa das águas do rio, uma imensa faixa de areia forma uma ilha em frente à orla da vila. Esta ilha foi batizada de Praia de Amor, e todos os anos atrai turistas do mundo inteiro. A travessia da orla até a praia é feita em pequenas canoas a remo ou motor e dura apenas alguns minutos. E vale a pena, após um passeio pelo lago verde, ilha da fantasia, almoçar na ilha do amor, a mais requisitada em Alter-do-Chão.

Também é imperdível no Tapajós a praia de Ponta de Pedras, coberta por bauxitas que formam grutas submersas e se destacam no contraste da areia branca e fina. Da Serra da Piraoca você terá uma vista panorâmica da Vila de Alter-do-Chão. 

Praia de Alter-do-Chão
Foto: Jean Barbosa/Setur
A melhor época do ano para conhecer Alter-do-Chão é durante o Çairé, manifestação cultural de origem católica inspirada nas tradições europeias e pagã, inspirada nos rituais indígenas. Um imperdível duelo de cores e tambores entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa, tradicionalmente realizado no mês de setembro.

Em sua viagem ao Tapajós você ainda pode conhecer Belterra, município localizado a aproximadamente 106 km de Santarém. Esta região foi planejada por Henry Ford, um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, que na década de 30 criou o projeto na Amazônia para abastecer sua indústria de látex. O município foi projetado nos moldes da urbanização estadunidense e até hoje é importante destino turístico, rico em atrativos naturais e culturais.

Quer conhecer melhor, siga este roteiro de praias no Tapajós e compartilhe suas #fériasPA

Praia do Amor: Em frente à vila de Alter-do-Chão, todos os anos atrai turistas do mundo inteiro. A travessia da orla até a praia é feita em pequenas canoas a remo ou motor e dura apenas alguns minutos. Ideal para a família, sozinho ou bem acompanhado. Atraente também pela boa gastronomia, especialmente o tucunaré na brasa.

Maracanã: Esta praia é a mais próxima do centro de Santarém, cerca de 10 km. Localiza-se em uma vila de pescadores, onde durante o período de seca do rio Tapajós as faixas de areia estendem-se até as águas escuras do rio Amazonas. 

Vila de Belterra
Foto: João Ramid/Setur
Ponta de Pedras: Coberta por bauxitas que formam grutas submersas e se destacam no contraste da areia branca e fina. Localiza-se em uma vila de mesmo nome, onde é possível encontrar pousadas e restaurantes de preços acessíveis que servem entre outros, pratos a base de peixes nativos da região. O mais pedido é o famoso charutinho. Durante o mês de novembro, acontece o “Festival do Charutinho” nesta praia, onde o peixe é prato principal da festa e servido frito com farofa, arroz, pimenta no tucupi e limão. 

Ponta do Cururu: Esta praia é uma pequena extensão de areia formada rio Tapajós adentro, próximo a serra da Piraoca e da Vila de Alter-do-Chão. É uma praia totalmente deserta, sem serviço de restaurante ou bares. Lá é o ponto ideal para observação dos botos que vivem no rio Tapajós. Seu acesso é somente por via fluvial em embarcações particulares ou fretadas. Mas vale a pena, pois dela você registra o mais belo por-do-sol do Tapajós. 

Praia do Pindobal - Belterra: Esta praia possui barracas cobertas de palha em toda a sua extensão para a acomodação dos banhistas e serviço dos bares e restaurantes. São também utilizadas para armação de redes, ideal para tirar um cochilo sossegado sentindo a maresia que vem da praia de água doce. 

Praia Aramanaí
Foto: jean Barbosa/Setur 
Praia do Aramanaí-Belterra: É a praia ideal para aliviar o calor do sol, pois é possível alternar o banho entre as águas mornas do rio Tapajós e as águas gélidas do Igarapé Encantado, que desemboca na ponta desta praia. 

Praia de Porto Novo-Belterra: Foi a primeira praia onde os americanos atracaram seus navios para iniciar a construção da nova sede da companhia Ford.

Praia de Cajutuba - Belterra: É a praia mais afastada do centro de Belterra. É bastante preservada e reservada, destino perfeito para quem gosta de longas caminhadas e sossego em contato com a natureza. Esta praia também é procurada para a observação de animais marinhos como a arraia, responsável pela limpeza natural do fundo do rio.

COMO CHEGAR 

Conhecer o Tapajós é encantar-se  com a Amazônia
Foto: Benigna Soares/Abrajet Pará
Via Aérea:  Santarém é coberta por voos regulares saindo diariamente do Aeroporto Internacional de Belém. A viagem dura em média 1 hora. 

Via Fluvial: Embarcações saem diariamente de Belém para Santarém do Terminal Hidroviário de Belém (Galpão 10 CDP) e de outros portos. A viagem dura cerca de dois dias. 

Rodoviário: Partindo de Belém, Santarém fica a 1.352 km e o percurso em carro particular, envolve respectivamente a BR-316, PA-140, PA-151, PA-256, PA-150, PA-263, BR-422, BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).

Acesso a Belterra:  Por via rodoviária, partindo de Santarém até Belterra, o trajeto é pela rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) e depois pela Estrada 7, até a sede do município.