quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Turistas terão atendimento bilíngue durante o Círio

Atendimento bilíngue, nas línguas espanhola e inglesa, aos turistas que visitarem a capital paraense durante a festividade em homenagem à “Padroeira dos Paraenses” em 2016, e, por ventura, necessitem registrar algum tipo de ocorrência policial durante as romarias ou em qualquer evento no período da quadra nazarena. A informação foi confirmada pelo comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico do Estado do Pará (Ciptur), Major Ricardo Polaro, em reunião dos representantes do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).

Para receber o atendimento em Belém bastará o turista estrangeiro acionar o número de emergência 911, usado nos Estados Unidos e o 912, usado na Europa, que automaticamente a ligação será redirecionada para os plantonistas do Centro Integrado de Operações (CIOP) ue também atende no conhecido 190, usado nessas chamadas no Brasil.

A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (Segup), vai novamente colocar em ação policiais civis e militares lotados no CIOP para atender e orientar turistas que possam ser vítimas de furto, ou qualquer outra ocorrência na qual o cidadão tenha que receber atendimento de urgência.

“A experiência já foi usada pela primeira vez no Círio de Nazaré de 2015 e, mais recente, por ocasião do XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em agosto deste ano em Belém, com êxito”, conta o Major Polaro, comandante da Ciptur.

Atualmente, a Ciptur conta com 60 policiais, incluindo oficiais, capacitados para agir na área de segurança em apoio aos turistas, nos principais pontos de visitação da capital. Na Companhia há também dez militares que já fazem atendimento bilíngue, em castelhano e inglês, aos visitantes.

Outro aspecto ressaltado na reunião do Fomentur, em relação ao estratégico trabalho do Ciptur, é que a pesquisa de demanda e cenários do Círio, realizada há dezoito anos por técnicos da Setur e Dieese-PA, que também indica os locais de visitação turística de preferência na época do Círio, destacando a Basílica Santuária de Nazaré, Estação das Docas e Ver-o-Peso.

Essa indicação da pesquisa é sempre uma referência para o planejamento da Ciptur para oferecer mais segurança e orientação aos turistas nesses tradicionais locais de Belém que começam a receber visitantes a partir da quinta-feira que antecede à grande romaria do Círio no segundo domingo de outubro.

Texto: Douglas Dinelly - Ascom Setur
Foto: Cláudio Santos - Agência Pará