quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Setur e Infraero reforçam parcerias para receber turistas e melhorar serviços no Aeroporto de Belém

Documento da Superintendência do Aeroporto Internacional de Belém mostra que em 2016 houve um crescimento de 30% no número de passageiros internacionais, no comparativo com 2015, em termos de Brasil. Segundo a empresa, isso demonstra que o Pará ainda possui demandas para novos voos nesse segmento, a partir de um horizonte de melhora na economia do Brasil. Esse percentual sinaliza um movimento de 145 mil passageiros nos quatro voos internacionais operados a partir do Terminal Belém para Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Caiena (Guiana Francesa) e Paramaribo (Suriname), todos com frequência semanal.

Para manter essa performance e avançar na melhoria dos serviços prestados na principal porta de entrada de turistas do Pará, o novo superintendente da Infraero, Fábio Luís de Araújo Rodrigues, esboçou um plano de reformas, de médio curto e prazo, ao secretário de Estado de Turismo (Setur), Adenauer Góes, que fez nesta quinta-feira, 12, primeira visita oficial ao gestor da Infraero.

Depois de externar os desejos de uma gestão de sucesso e avanços a toda equipe da empresa, Adenauer lembrou que ao longo do tempo a relação do governo com todos os ex-superintendes da Infraero tem sido muito boa, harmoniosa, de colaboração, e que “a troca de informações só tem se fortalecido, agregando mais valor nessa articulação de consolidar estratégias em defesa do turismo no Pará”. Góes também destacou o assento que a Infraero possui no Fórum Estadual do Turismo (Fomentur).

Parcerias - Uma das medidas tratadas entre os dois gestores para melhorar a informação de quem visita Belém será o reposicionamento do atual Posto de Informação Turística da Setur a uma área de maior visibilidade e convergência do trânsito entre os portões de desembarque dos passageiros dos voos domésticos e internacional, uma reivindicação do trade turístico, por meio da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav-PA) e Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-PA), salientou Adenauer Góes.

Ao traçar as perspectivas de outras melhorias no terminal de Belém, o superintendente Fábio Rodrigues destacou que a ideia é possibilitar que o aeroporte se torne “uma experiência com valor agregado” aos seus logistas, frequentadores, passageiros, turistas, e adiantou que já existem algumas providências no radar para os ajustes. Entre as necessidades, foram listadas a climatização do aeroporto, pinturas de algumas áreas do terminal, a reforma das nossas duas pistas, entre outras ações.

“Eu não tenho dúvida que a parceria com a secretaria de Turismo do Estado vai fazer com que outros ‘cases’ de sucesso, como o aumento do fluxo de passageiros internacionais, onde a Infraero e Governo do Pará, foram muito parceiros, outros projetos possam ser alavancados, para que o aeroporto de Val-de-Cans ofereça mais condições de mobilidade e negócios, que façam com que Belém se firme com a porta de negócios da Amazônia”, reconhece o superintendente Rodrigues.

A avaliação dessa primeira reunião foi muito positiva, no entendimento do secretário de Turismo, Adenauer Góes, que vislumbra oportunidades de novos negócios que serão retomados com a superintendência da Infraero, dentro da estratégia já traçada.

“Cito entre essas iniciativas, a estratégia de atração de novos voos, tanto regionais, nacionais e internacionais, em parceria com a Infraero, avançar cada vez mais na capacitação dos prestadores de serviços, divulgação, promoção, posto de informação dos nossos produtos e diferenciais turísticos, enfim, temos várias estratégias que ao longo desse tempo têm sido fortalecidas, visando sempre o incremento cada vez maior do fluxo de passageiros e turistas pelo aeroporto de Belém”, conclui.

Texto e fotos: Douglas Dinelly – Ascom Setur