quarta-feira, 26 de abril de 2017

Turismo religioso inspira qualificação no Pará

A capacitação foi realizada pela equipe do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), desenvolvido pela SETUR-PA e teve como objetivo a capacitação de estudantes para condução de turistas nos itinerários das igrejas católicas de Belém, para melhor se comunicarem com esses turistas, atuando como intermediários durante a programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O evento acontece anualmente no segundo domingo de outubro, com participação de 2 milhões de romeiros, entre os quais cerca de 80 mil turistas.

Participaram da qualificação, estudantes dos cursos de Turismo, História e voluntários da Pastoral do Turismo (Pastur), esta última, que junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM/PA), forma parceria com a Setur no desenvolvimento do projeto. O módulo sobre “Segurança da Condução: Atendimento Pré-Hospitalar” teve como instrutores os sargentos Edivaldo Nascimento e Aguinaldo Sousa, e o cabo Fábio Pinheiro. Os três fazem parte do CBM/PA.

Na terceira e última etapa do projeto, que contará com a parceria do Sistema Integrado de Museus (SIM), prevista para junho de 2017, serão realizadas as atividades práticas, com programação de um dia de roteiro religioso no circuito do Rosário pelas Ruas de Belém.

“Este é um curso inovador para nosso estado, Belém possui belas igrejas que tem influências de vários arquitetos importantes, isso ocasiona o resgate da nossa história. Quando esse patrimônio é valorizado ele é também preservado, mostrando toda sua grandiosidade, pois as igrejas não são um objeto à parte”, afirma a gerente de Qualificação Profissional da Setur,  Flávia Lima. Fonte: Setur