sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Paratur marca presença no 25º Festuris

Cerimônia de entrega do troféu "Amigos do Festuris"
Foto: Divulgação
Foi marcada por muita emoção a solenidade de abertura, na noite desta quinta-feira, dia 7, do 25º. Festival de Turismo de Gramado (Festuris 2013). O evento, que segue até domingo na capital do Rio Grande do Sul, conta com a participação de diversos representantes do turismo do Pará, que está sendo promovido no evento pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em ação compartilhada com Abav-PA, Abih-Pa, Abrajet-PA, OS Pará 2000, Emater, Secretaria de Turismo de Santarém, e diversos empresários do setor.

Além de receber todos os participantes do evento e autoridades de várias partes do mundo, os diretores do evento Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi receberam uma linda homenagem dos Amigos do Festival desses 25 anos.  O som ficou a cargo do Grupo Cuica e da pianista Enira Trindade, que tocaram o hino nacional, “Solo le pido a Dios”, de Mercedez Sosa, além do Hino Rio-grandense, colocando à flor da pele o amor e a amizade que sempre acompanham a quem chega a Gramado, e principalmente ao Festival do Turismo.

Durante a solenidade de abertura foram entregues pelos organizadores do evento  os troféus Amigos do Festival. O Pará, que participa anualmente do Festuris, foi um dos destinos homenageados. O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, recebeu o troféu, que segundo os realizadores é um reconhecimento aos representantes oficiais do Pará pela forte e atuante parceria que se fortaleceu nas gestões de Adenauer Góes, ex-presidente da Paratur e atual secretário de Turismo do Pará, Socorro Costa, ex-presidente da Paratur, que se fez presente no evento, e Marcelo Mendes, atual gestor da Paratur.

Realizadores do Festuris entregam troféu "Amigo do Festuris"
 ao presidente da Paratur Marcelo Mendes Foto: Julie Rocha
/Abrajet-Pa
“Esta homenagem ao Pará é muito gratificante, reflete também a receptividade dos realizados do Festuris com nossa equipe e demonstra que o Pará é um destino que está cada vez mais presente nos mercados nacionais e internacionais do turismo”. Enalteceu Marcelo Mendes, ao lembrar que a empresa organizadora do Festuris, a Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, é hoje a única, do setor de turismo do Brasil, que integra a  Organização Mundial do Turismo (OMT) e que ser reconhecido por uma empresa com esse nível de profissionalismo é muito gratificante.

Além do Pará foram homenageados como Amigo do  Abgail Pereira, Adauto Serafim, Alberto Feitosa, Antônio Feitosa, Antônio Monteiro, Carlos Silva, José Nelson Panissi Ferreira, Leomar Marques, Otaviano Maroja e Sudaryomo Hartosudarmo.

Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a secretária de Turismo do RS, Abigail Pereira, o secretário Nacional de Políticas Públicas para o Turismo, Vinícius Lummetz, o juiz do Foro de Gramado, Cyro Puperi, os deputados Afonso Hamm e Nelson Marchezam, o jornalista Hélcio Estrela, da Abrajet nacional, Danilo Kehl Martins, da Abav Brasil, Marcio Favilla, da OMT, Marino Finozzi, ministro do Turismo da região do Veneto, e Juarez de Paula, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae.

“Ao atingir os 25 anos, é natural que nos proponhamos a balanços. Temos consciência que o percurso foi construtivo, enriquecedor e, sobretudo, indutor da atividade turística de nossa região e do Estado do Rio Grande do Sul.”  Afirmou Marta Rossi Diretora do Festuris.

 Para Vinicius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas Públicas para o Turismo, “o turismo não é o vagão, é a locomotiva, o que beneficia as cidades em infraestrutura e também na questão cultural. E Gramado é exemplo disso, o que a torna uma referência paras as demais.”  Elogiou o representante do Ministério do Turismo (MTUR).

Pará em Gramado – Nesta 25ª edição do Festuris  o Pará está presente com dois  estandes temáticos dos segmentos de natureza, onde o carro chefe é a sustentabilidade  e o turismo religioso e cultural, em que o Círio de Nazaré e a gastronomia estarão em evidência até domingo, dia 10.

Ariane Mathne, gerente de Captação de Evetos do Paratur, Gabrielle Santiago, gerente de Inteligência de Mercado, da Paratur, Julie Rocha, diretora da Abrajt-PA e do Portal Prazer em Viajar, Marcelo Mendes, presidente da Partur, Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará e gerente de marketing da OS Pará 2000, Ana Paula Machado, técnica da Paratur e Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur.
Um dos primeiros resultados  da presença do Pará no evento é a confirmação de oito operadoras agendadas para negociar com os cerca de 10 empresários do Pará que integram a comitiva da Paratur:  APG Canadá INC, Ambrassor Tours, Yagorka Travel, Viajes Andromeda, Touch Travel  LTDA, Descubre Viajes em El Mundo e a Sybill Corazani.

O Pará está representado no Festuris também pela iniciativa privada, a exemplo da Rocha Brasil Tur,  Boeing Viagens e Turismo, Travel In Turismo,  Terra Brasil Viagens e Turismo, Vitória Régia Turismo, Ribeiros Viagens e Turismo, Lecytur Viagens e Turismo e Brazil Amazon Tur e Belo-Alter Hotel.



Texto: Benigna Soares e Gabrielle Santiago da Paratur com Eduardo Saueressig, do Festuris