segunda-feira, 27 de julho de 2015

Tapajós convida para Festribal em Juruti e Círio Fluvial de Santo Antônio em Oriximiná

Festribal em Juruti 
Dois importantes eventos do calendário turístico do Pará acontecem nos próximos finais de semana. O primeiro, representativo da cultura indígena da região do Tapajós é o Festribal – Festival das Tribos Indígenas de Juruti. O segundo expressa a religiosidade do povo tapajônico que vive em Oriximiná. É o Círio Fluvial de Santo Antônio.

A programação em Juruti começa no dia 30 deste mês e segue até o dia 1º de agosto. Esta 21ª edição do FESTRIBAL, que é Patrimônio Cultural do Estado do Pará, renova a tradição do duelo cultural entre tribos Munduruku e Muirapinima, que vão defender os temas “Rituais” e “Ensinância Ancestral”, respectivamente. O duelo que resgata e difunde as tradições indígenas de Juruti acontecem no Tribódromo. 

O Festribal é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer os atrativos turístico de Juruti, distante de Belém 848 km, mas muito próximo de Santarém, de onde partem lanchas diariamente. 
Algumas linhas de Táxi Aéreo também fazem voos regulares para Juruti.
Sobre Juruti: Juruti é uma cidade pequena, bastante acolhedora e conserva todas as características dos municípios da região do Baixo Amazonas. Foi uma aldeia dos índios mundurucu, fundada, segundo Ferreira Pena, em 1818, e submetida à administração de um missionário com poderes paroquiais.  Em 31 de março de 1938, pela Lei 2972, constitui-se o município com seus limites geográficos atuais.

Turismo:  entre os principais atrativos a serem visitados em Juruti estão o Lago Grande do Salé o Lago do Jará  e a Praia do Formigão (Juruti Velho).

Círio de Santo Antônio em Oriximiná 

Círio Fluvial Noturno de Oriximiná
As festividades de Santo Antônio, anualmente, atraem romeiros de várias partes do Brasil para aquele município do Tapajós.  Este ano não será diferente. Toda a comunidade já está trabalhando para a grande procissão, que acontece no primeiro domingo de agosto, dia 2, percorrendo o Rio Trombetas em uma belíssima homenagem ao padroeiro do município.

A procissão, que desde 1946 deixou de ser terrestre e passou a ser fluvial, sai da comunidade Amaipi por volta das 17 horas. Centenas de embarcações iluminadas percorrem o rio, até seu retorno para a Igreja Matriz de Santo Antônio.

A manifestação religiosa que expressa a devoção dos ribeirinhos e visitantes, também é reflexo da criatividade da comunidade, expressa, por exemplo, através de  barquinhas coloridas e iluminadas, fabricadas em Aninga e papel de seda multicor, que iluminam a extensão do rio durante o cortejo

A berlinda com a imagem de Santo Antônio é conduzida em uma balsa cuidadosamente ornamentada. Show pirotécnico, bandeiras e balões coloridos, orações e muitos aplausos fazem do cenário um dos mais inesquecíveis entre os eventos turísticos religiosos do Pará.

O Círio de Oriximiná também é oportuno para os turistas apreciarem outros atrativos do lugar, a exemplo do cotidiano das comunidades quilombolas e indígenas, os lagos Caipiruru, Europeu, excelentes para pesca esportiva.

O Festribal, em Juruti e o Círio Fluvial Noturno de Oriximiná são eventos apoiados pela Incubadora de Eventos da Secretaria de Estado de Turismo do (Pará (Setur).

Atualmente, nove eventos são acompanhados pela Incubadora de Eventos da Setur: Paixão de Cristo, em Barcarena; Festival do Miriti, em Abaetetuba; Festival Junino do Boi Tinga, em São Caetano de Odivelas; Festival do Camarão, em Muaná; Festival das Tribos Indígenas, em Juruti; Círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná; Festival do Sairé, em Santarém; Festival do Carimbó em Marapanim; e Marujada, em Bragança. 
Texto: Benigna Soares - DPRT-Setur-PA