quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Programa Passaporte Pará impulsiona o turismo nos municípios do Estado

Belém,  Soure,  Salvaterra,  Salinópolis,  Bragança,
Tracuateua  e Marapanim são beneficiados nesta
primeira etapa do Passaporte Pará

Anunciado como uma das medidas econômicas do Pacto pela Produção e Emprego apresentado pelo governador Simão Jatene, o programa Passaporte Pará foi lançado oficialmente pelo Governo do Estado, na manhã desta quarta-feira (26), na agência matriz do Banco do Estado do Pará (Banpará). Os servidores públicos estaduais e os clientes correntistas do banco que decidirem viajar já podem se beneficiar das vantagens do programa, que é uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com o Banpará, Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (ABAV-PA) e a operadora turística RDC Férias.
     Shirley Kerber, diretora da RDC Férias
O site de vendas online do Passaporte Pará já está no ar (www.passaportepara.com.br). A primeira etapa do programa deve contemplar inicialmente roteiros que já são ofertados em sete municípios eleitos como prioritários: Belém (com foco no distrito de Mosqueiro), Soure, Salvaterra, Salinópolis, Bragança, Tracuateua e Marapanim. Os outros municípios serão incluídos ao longo da execução do programa.

Jorge Antures, presidente do Banpará
Com a parceria da instituição bancária, o Passaporte Pará traz facilidades de crédito para financiar tanto investimentos da iniciativa privada, que oferece produtos e serviços turísticos, quanto dos turistas que desejam comprar os pacotes a preços mais acessíveis e parcelados, em até 10x sem juros ou em até 60x por meio de financiamento com juros. Ao todo, hoje, a ABAV-PA conta com 14 agências de turismo receptivo, enquanto que a RDC é uma operadora que já possui expertise no turismo de lazer utilizando essa metodologia. O modelo de programa é pioneiro no Brasil.

“O Passaporte Pará é uma oportunidade de negócio dentro do turismo. É um programa que tem o Governo como facilitador, em parceria com uma instituição financeira, uma operadora turística e agências de viagem. Já são sete municípios e seis agências de viagens inclusas no programa. Mas comporta também hotéis, o transporte, em especial o aéreo, enfim, envolve diversas categorias profissionais, vários segmentos de mercado, o que fortalece aquilo que conhecemos do turismo como atividade econômica”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
“O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento do Estado. O cliente do Banpará já pode ter acesso aos benefícios do Passaporte Pará nas nossas agências. Acreditamos no programa como ferramenta para alavancar o turismo paraense”, afirma o diretor de Crédito e Fomento do banco, Jorge Antunes.

O Passaporte Pará faz parte de um  Pacto pela  Produção e Emprego
 no Pará lançado pelo Governo do  Estado esta semana
Somente poderão participar do programa Passaporte Pará as agências associadas à ABAV, que atualmente são: Valeverde Turismo, Boeing Turismo, Rocha Brasil Turismo, Brazil Amazon Turismo, TM Tour e Amazon Tour. Os representantes das empresas interessadas deverão apresentar propostas de roteiros turísticos que já operam nos locais indicados. Um ponto a destacar na relação é a parceria entre a gestão pública e a iniciativa privada, numa visão de gestão moderna e contemporânea.

De acordo com a diretora nacional da RDC Férias, Shirley Kerber, o Passaporte Pará é pioneiro no país. “Estamos lançando este programa que é único em todo o Brasil, envolvendo toda a sociedade, o poder público, a iniciativa privada e a cadeia produtiva do turismo”, garante Shirley.

“Muitas vezes as pessoas viajam para a Europa, Estados Unidos ou outros estados e não conhecem a riqueza que é o Pará. O Passaporte Pará vem justamente para mudar isso. Um produto para que os próprios paraenses ou os que aqui moram possam conhecer a nossa cultura, gastronomia, atrativos, enfim. Esse é um momento ímpar para o turismo no Pará”, disse a presidente da ABAV-PA, Edna Rocha.

As características e benefícios do programa incluem pacotes de até 7 (sete) diárias, com café da manhã, taxa de serviços e impostos inclusos, além de preços diferenciados, levando em consideração o número de pessoas, se é alta ou baixa temporada, localidade e hotel/posada escolhidos.

O prazo de pagamento é de até 10 meses, com carência de 30 dias na baixa temporada e 60 dias na alta temporada, e inclui seguro viagem para acidentes pessoais, extravio de bagagens e auxílio funeral (com limite conforme contrato).

É fundamental ressaltar que a compra dos pacotes deverá ser previamente aprovada pelo agente financeiro, mediante verificação do comprometimento da renda do servidor.

Texto: Israel Pegado - Ascom Setur
Fotos: Sidney Oliveira - Agência Pará