terça-feira, 8 de março de 2016

Cozinha Brasil faz qualificação profissional em Salinópolis

Uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações. Esse é o objetivo do Cozinha Brasil, que nestes dias 08 e 09 de março, de 8h30 às 10h30 e 14h às 16h, oferece curso gratuito aos proprietários de restaurantes e lanchonetes, vendedores de comida de rua e comunidade em geral, na praça de alimentação da Orla do Maçarico, em Salinópolis, município do polo Amazônia Atlântica. O evento é uma iniciativa em parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Serviço Nacional da Indústria (Sesi-PA). O curso também já foi realizado em Igarapé-Açú.

Com reconhecimento internacional, a tecnologia social do Programa Sesi Cozinha Brasil, atualmente, oferece cursos de curta e média duração. Além de receitas fáceis e saborosas, os alunos também aprendem a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício; preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; consumir alimentos em quantidade adequada e sob condições de higiene; e promover a melhoria da renda familiar.

A inclusão do Cozinha Brasil na capacitação de profissionais ligados a cadeia produtiva do turismo, faz parte do cronograma de ações e parcerias do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQtur), coordenado e executado pela Setur, que é responsável pela realização dos cursos e oferece aos profissionais dos diversos segmentos do turismo uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, favorecendo o produto turístico e contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

“O Estado do Pará precisa de capacitação. Seja essa capacitação para exercer uma função como trabalhador, quer seja para empreender como empregador de outras pessoas, movimentando a economia, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

O curso - As aulas serão realizadas na praça de alimentação da Orla do Maçarico, em Salinas, com turmas no período da manhã e tarde com duração de dois dias, poderão participar do evento os proprietários de restaurantes, lanchonetes, vendedores de comida de rua e a comunidade em geral, as aulas são especialmente orientadas por nutricionistas do Sesi.

De acordo com a gerente de qualificação profissional da Setur e coordenadora do PEQTur, Flávia Lima, novos cursos serão realizados em 2016. Ela ressalta a importância da capacitação. “A qualificação dos profissionais é um alicerce para que tenham uma carreira profissional. Sem o conhecimento você não consegue planejar porque não domina a informação. A qualificação é importante nesse sentido, pois ela te dará todo o suporte para o desenvolvimento profissional. E, os cursos do PEQTur são direcionados aos profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor turístico. Todo o conhecimento adquirido no curso servirá para oferecer ao visitante um ótimo receptivo”, conclui Flávia.

Com a colaboração de Liliane Marques

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur