quinta-feira, 3 de março de 2016

Designer do Polo Joalheiro dirige filme de animação inspirado na Amazônia


Colar "Amamazônia Ama", da coleção "Universo do Lugar",
 do Programa Polo Joalheiro do Pará
O que joia, cinema e Amazônia têm em comum? O curta-metragem premiado “Pindorama” pode dar a resposta nos seus quase oito minutos de duração. Ao comunicar beleza, cores, brilho e criatividade, mensagens de amor e proteção à natureza, a película tem direção da socióloga, designer de joias e escritora Circe do Socorro, que conseguiu, pela Sétima Arte, unir paixões que norteiam sua vida. O resultado do projeto, que conta com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte Amador Tó Teixeira e Guilherme Paraense, poderá ser conferido nesta quinta-feira (3), às 18h10, no Cinema Olympia (Presidente Vargas, 918, Campina).
Inspirado na preservação da floresta amazônica, o roteiro é conduzido pelo personagem Pind, o guardião da floresta, que foi criado a partir de um brinquedo perdido por uma criança. “É um filme educativo, dançante, envolvente, surpreendente. É também um alerta para salvar a vida das nossas crianças e do belo, doce e exótico mundo animal e vegetal, que forma a nossa Amazônia”, explica a diretora, informando que o trabalho de pesquisa foi baseado no resgate dessa cultura e do conhecimento antropológico sobre a origem da civilização amazônica brasileira.

Já com alguma experiência na área do design, Circe começou, no ano de 1987, a desenhar projetos de joia e de moda (croquis). Em 2006, passou a integrar o Programa Polo Joalheiro do Pará como designer e produtora de joias com a identidade da Amazônia. Assim, aprimorou o olhar e teve a produção exposta e reconhecida dentro e fora do Pará. Nesse universo, ao pesquisar temas para a criação de seus projetos de joalheria, as lendas que originaram a Amazônia e o Brasil conquistaram a sua atenção e tornaram-se fonte central de inspiração.

Em 2007, inscrita no edital Imagina só!, do Governo do Estado, Circe do Socorro publicou o livro “Amazônia Minha – O Canto do Encanto”, agraciado com o prêmio de literatura infanto-juvenil para novos escritores pelas secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Educação (Seduc). O conto “O Começo do Mundo”, que integra o livro, foi o ponto de partida para o projeto do filme. A história mostra a versão indígena sobre como o homem branco ingressou no universo da floresta e como se deu o início da devastação da Amazônia.