quinta-feira, 28 de abril de 2016

Seminário debate desenvolvimento sustentável turístico de Marabá


O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, acompanhado do adjunto da pasta, Joy Colares, participa do 1º Seminário de Turismo de Marabá, nesta quinta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal de Marabá. O evento, que tem como iniciativa principal discutir o desenvolvimento sustentável turístico do município, é uma promoção e realização do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato dos Hotéis e Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim).

Inclusa no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará como uma das forças do turismo na região sul e sudeste do Pará e cidade-chave do polo turístico Araguaia Tocantins, o debate no seminário se estende pela capacitação de Marabá na preparação do seu Plano Municipal de Turismo, bem como a potencialização dos pontos turísticos da cidade e a captação de eventos, já com vistas ao Centro Convenções que vem sendo construído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
“O planejamento do Governo do Pará contempla um investimento em infraestrutura com a construção de um centro de convenções como indutor do desenvolvimento desta região, através do segmento de eventos. Nossa relação com o empresariado local sempre foi muito boa. Agora, estamos cada vez mais próximos visando um modelo de administração do centro de convenções, quem sem dúvida, trará um fluxo de eventos de tal ordem que transformará Marabá como referência neste segmento para toda a região”, afirma Adenauer.”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Goés.

De acordo com o empresário Francisco Arnilson, Marabá precisa se preparar para desenvolver o turismo com a perspectiva da conclusão das obras do Centro de Convenções de Marabá e com a aproximação do veraneio na região. “Esse seminário acontece em atendimento ao desejo de muitos empresários que acreditam que o turismo é um grande potencial da cidade. A gente acredita que mais do que o turismo de lazer, temos outra vertente que é o turismo de negócios e eventos que agregam os demais. Quando se faz um congresso e as pessoas ficam três a cinco dias na cidade essas pessoas vão precisar dos outros tipos de turismo associados”, conta.
A programação das autoridades começa às 10h, com visita técnica ao Centro de Convenções de Marabá, e às 13h30, visitação ao Memorial Político de Marabá, no interior da própria Câmara.

O seminário tem início oficialmente com sessão solene, às 15h, com apresentação do videodocumentário “Histórico e Perspectivas do Turismo em Marabá”. Logo após, tem início a palestra magna, com o tema “Plano Estadual de Turismo”, proferida pelo secretário Adenauer Góes, seguido da palestra “Turismo, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, ministrada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Fernandes Rocha.

A programação vespertina inclui ainda as palestras “Captação de Eventos”, proferida por Virgílio Carvalho, diretor da Confederação Nacional de Turismo; “Revitalização e Reestruturação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Marabá”, realizada por Noé von Atzingen, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM); “Artesanato Regional” com Erivaldo Júnior, do Sebrae; e por fim, “O Papel do Senac na Formação de Mão de Obra para o Setor Hoteleiro e de Turismo”, que será feita pelo secretário-adjunto de Turismo, Joy Colares.

O evento tem patrocínio da Prefeitura de Marabá, Fecomércio, Unimed, Confederação Nacional do Turismo e Governo do Pará. Também apoiam a iniciativa o Sindicom, Conjove, Espaço Elegance e Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur
Fotos: Fotos: Isis Turis Receptivo