terça-feira, 12 de abril de 2016

Turistas de expedição fotográfica conhecem fascínios do Marajó

Profissionais, amadores e amantes da fotografia participam, entre os dias 11 e 17 de abril, da terceira edição da Expedição Fotográfica ao Marajó. O evento que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) tem como objetivo aproximar os presentes da rica natureza amazônica. Uma oportunidade perfeita para quem deseja sair dos grandes centros urbanos e conhecer a Amazônia em uma experiência incrível.

O roteiro da expedição inclui contato com a história, cultura local, paisagem e com a população ribeirinha.Nesta edição, os expedicionários convivem durante três dias na comunidade de pescadores Céu, na ilha marajoara, local raramente visitado pelo turista habitual, onde participam de atividades, vivenciam experiências culturais e conhecem o dia a dia da comunidade.

A programação também conta com encontros diários com oficinas, roda de conversa com troca de informações, estudos dirigidos, aprofundamento de conhecimentos e técnicas fotográficas na produção e pós-produção da imagem com suporte de monitores.

O evento tem a presença de alguns tarimbados fotógrafos brasileiros. É o caso por exemplo de Juvenal Pereira, que falará sobre seu trabalho no continente africano, e também de Marcos Vicentti que fará um relato sobre o mercado de fotografia na Amazônia e sua luta para registrar a vida do povo do Acre, além de Cadu Gomes compartilhando suas experiências ao longo desses 26 anos de profissão.

A III Expedição Fotográfica ao Marajó é coordenada pelo fotógrafo acreano Raimundo Paccó, um profissional com rico conhecimento da profissão e muita experiência acumulada. “Quando imaginei esse projeto tinha muitas dúvidas. Porém, agora sei como foi importante para as pessoas que participaram das duas primeiras edições da expedição esse contato com o povo da ilha e a convivência com outros fotógrafos”, conclui Raimundo.

O Marajó é um dos seis polos turísticos do estado trabalhado pela Setur por meio do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, fazendo parte inclusive, do roteiro principal denominado “Pará: 8 Dias e 7 Noites”. Com grande diversidade de atrativos, o arquipélago oferece inúmeras opções de práticas turísticas em diversos segmentos como turismo de natureza, turismo de sol e praia, turismo cultural, turismo rural, turismo de aventura, ecoturismo, dentre outras alternativas de lazer e também formatação de negócios no setor.

Israel Pegado - SETUR-PA - Com a colaboração de Liliane Marques