sexta-feira, 20 de maio de 2016

Palmito de açaí no Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

A Palma, marca de palmitos de açaizeiro, participará do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2016 e abordará no festival a importância do cultivo sustentável para a produção de palmito na Amazônia.

O açaí é conhecido e consumido mundialmente, mas poucas pessoas sabem que da mesma palmeira (açaizeiro) é extraída outra delícia da Amazônia: o palmito. A Palma, marca paraense de palmitos de açaizeiro, participará pelo segundo ano consecutivo do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense e destacará no festival a importância do cultivo sustentável de palmeiras para a biodiversidade e para a obtenção de produtos de qualidade. 

O açaizeiro é a principal fonte de renda de milhares de ribeirinhos na região. Os palmitos da Palma são produzidos na mesma localidade no município de Afuá (Marajó) há mais de trinta anos pela empresa PROVE, que incentiva a agricultura familiar e atualmente impacta no Pará 73 famílias diretamente e 300 famílias indiretamente.

“Nós buscamos agregar aos nossos produtos a essência, histórias e a realização de ribeirinhos. Assim, conseguimos um resultado final extremamente rico em trabalho, qualidade e responsabilidade”, destaca Ágatha Ruffeil, diretora da PROVE e pesquisadora da Universidade da Amazônia.

A produção da espécie Euterpe Oleracea Mart (açaizeiro) é altamente sustentável devido à sua característica de perfilhamento: um único pé tem entre 10 a 12 estirpes (caules). Para produzir açaí com melhor qualidade e para a vida da espécie na floresta, é necessário o desbaste (limpeza do açaizal) para que em um único pé seja mantido entre 5 a 7 estirpes. O palmito é extraído das estirpes retiradas na limpeza do açaizal. Assim, o pequeno produtor, realizando o manejo corretamente, pode ser fornecedor de açaí e de palmito, o que possibilita maior ganho na sua renda familiar. 

A PROVE trabalha também na colheita e compra/venda dos frutos de açaí, que são revendidos na própria região (Pará). A perspectiva é que ainda este ano a empresa comece o beneficiamento do açaí em polpa de fruta dentro das fábricas. 

O palmito de açaizeiro é comercializado somente em conserva, devido à palmeira, após o corte, produzir uma enzima que escurece rapidamente o palmito. O que limita a comercialização desta espécie in natura. 

Os palmitos de açaizeiro da Palma serão expostos em um estande na Feira de Produtores do festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que será realizada no Boulevard Shopping de 21 a 29 de maio. O evento é uma ótima oportunidade para o público conhecer mais sobre a origem e a história da marca, que comercializa seus produtos para todo país e tem mais de quatro décadas de existência.