quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Artesãos de miriti de Abaetetuba abrem quarta edição da feira “Girândolas de Abaeté no Círio de Nazaré”

O colorido e encanto dos brinquedos produzidos pelos artesãos de Abaetetuba já tomou conta de vários espaços de Belém onde haverá programação nazarena. O espaço principal do trabalho dos artistas, que somam ano após ano cada vez mais premiações nacionais e internacionais, é a Praça D. Pedro II, no bairro da Cidade Velha, onde será aberta nesta quinta-feira, dia 6, a quarta edição da feira “Girândolas de Abaeté no Círio de Nazaré”. 

Segundo Rivaildo Peixoto, presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedos de Miriti de Abaetetuba (ASAMAB) a iniciativa de expor individualmente vem dando tão certo que este ano o número de peças, que ano passado era de cerca de 40 mil, aumentou para mais de 70 mil brinquedos e 72 artesãos estão envolvidos no trabalho de comercializar as obras de arte. 

A feira, montada na Praça D. Pedro II pela Equipe da L.M. Feiras, Montagens e Eventos, reúne cerca de 80 estandes e tem como objetivo proporcionar ao público participante do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, a oportunidade de conhecer o trabalho dos artesãos que integram a entidade. 

A feira “Girândolas de Abaeté no Círio de Nazaré” será aberta às 18 horas, com a presença de representantes das principais entidades e parceiros. “Também estamos com trabalhos em outros pontos de Belém, como a exposição do Círio na Praça Maestro Waldemar Henrique e também na Praça do Carmo”. Conta Rivaildo, ao informar que esta edição tem como principal patrocinador a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Prefeitura de Abaetetuba, EMATER/ Abaetetuba. 

Organizada pela ASAMAB, a feira fica aberta até o dia 10 de outubro, segunda-feira, sempre das 8h à meia noite e é oportunidade única para quem quer conhecer esse excelente trabalho dos artesãos de Abaetetuba e comprar direto das mãos dos artistas de Abaeté a preços justos. A maioria das peças é temática do Círio de Nazaré e cotidiano da cultura ribeirinha da Amazônia paraense. 

Miriti – Anualmente a Asamab realiza, em Abaetetuba, o Miritifest – Festival do Miriti do município. O evento reúne em média 30 mil pessoas em tordo da comercialização e apreciação do artesanato, que em sua maioria são obras de arte que reproduzem a fauna, a flora, as lendas e o cotidiano dos ribeirinhos da Amazônia. A Feira de Artesanato de Miriti, alem de garantir ampla comercialização e divulgação do trabalho dos artistas de Abaetetuba, também garante a preservação de 800 hectares de miriti e essências florestais, beneficia 700 trabalhadores e suas famílias em 38 comunidades rurais mas também harmoniza o artesão com os consumidores 

SERVIÇO:   Feira de Miriti “Girândolas de Abaeté no Círio de Nazaré” 

Quando: 6 a 10 de outubro 
Onde: Praça D. Pedro II – bairro Cidade Velha – Belém-Pará 
Horário: 8h à meia noite 
Realização: ASAMAB 
Apoio: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Prefeitura de Abaetetuba, EMATER/ Abaetetuba (Governo do Estado do Pará) 
Montagem: M.S. Produções e Eventos 
Informações comerciais: Rivaildo Peixoto – Presidente da ASAMAB 
(91) 99123-3811 / 98704-1257 
Informações à imprensa: (91) 988428129 / e-mail: benignasoares@gmail.com
Fotos: Benigna Soares