segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Santarém recebe oficina de Turismo Receptivo e workshop

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove a oficina “O Negócio do Turismo Receptivo” e o workshop de “Políticas para o Turismo – Encontro com Gestores Municipais de Turismo”, nestes dias 18 e 19 de novembro, de 14h às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, no pólo turístico do Tapajós, região oeste do Pará. 

A oficina será ministrada pela consultora mineira em turismo, Fernanda Fonseca, que falará sobre assuntos como mobilização, o que é turismo receptivo, como funciona uma agência de turismo que atua neste segmento, os desafios e oportunidades do setor, manuais de operação, padronização e processos, requisitos e critérios, inovação e o cenário do mercado atual. 

Fernanda Fonseca é sócia-diretora executiva da Libertas Turismo Receptivo (MG), que presta consultoria e assessoria para elaboração, comercialização e marketing de produtos e destinos turísticos, além de treinamento da como ganhar dinheiro no youtube cadeia produtiva do turismo. Natural de Tiradentes (MG), ela é turismóloga com pós-graduação na Université de Reims Champagne-Ardenne (França) em Gestão e Marketing Turístico e na UNA/BH em Gestão Estratégica de Projetos. Durante 6 anos atuou no Governo Estadual de Minas Gerais, como Diretora de Marketing de Produtos na SETUR-MG.  

Já o workshop será conduzido pelo coordenador de Planejamento de Políticas para o Turismo da Setur e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ivaldo Silva, com apoio do turismólogo e mestre em Gestão de Recursos Naturais, Cleber Gomes. Eles abordarão aspectos como estratégias operacionais, agenda de descentralização do turismo, fortalecimento das instâncias de governança, instrumentos de planejamento, entre outros. 

A capacitação é uma realização da Secretaria Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip), por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a ABAV-Pa, Organização das  Cooperativas Brasileiras (OCB-PA), Sebrae, Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Turismo. 


Texto: Israel Pegado – Ascom Setur/PA