segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Estudantes de turismo recebem certificados como pesquisadores do Círio


Presidente da Paratur, Marcelo Mendes entrega certificado para Ivanilde Pina de Souza
Os estudantes de turismo da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) receberam, na manhã desta segunda-feira, 18, os certificados emitidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), como participantes da Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2013, realizada pela secretaria em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).

O diretor do Dieese, Roberto Sena,  o secretário Adenauer Góes, o presidente da Paratur, Marcelo Mendes
 e o professor Fabrício Santa Brígida 
“Além da importância técnica do que significam as pesquisas, elas são fundamentais porque nos dão a base, os subsídios para aquilo que é o objetivo comum de todos nós, que é o crescimento do turismo em nosso estado”, afirmou o secretário de  Turismo, Adenauer Góes, durante a entrega. Este ano, a pesquisa do Círio 2013 ocorreu em três pontos da cidade: Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), Praça da República e Complexo Feliz Luzitânia. Ao todo, foram aplicados 1.300 questionários, contendo perguntas sobre o perfil dos turistas, seu comportamento de viagem, avaliação do evento e pretensões quanto a visitar outros municípios paraenses.

“Começamos anos atrás a trabalhar na identificação e buscar o perfil desse turista do Círio, um evento com mais de 200 anos de história, durante o qual, somente este ano, os turistas injetaram mais de R$ 60 milhões na nossa economia”, enfatizou Roberto Sena, do Dieese. O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, destacou a importância dos números para o avanço da atividade turística. “Precisamos de informações sólidas para a tomada de decisões", avaliou. "Os dados são fundamentais, pois, sem eles, não é possível montar uma estratégia de marketing e deixar um legado para as gerações futuras”.



 Texto: Israel Pegado - SETUR
Foto: Cristino Martins / Agência Pará