sábado, 31 de maio de 2008

Belemtur e hoteleiros discutem melhorias no atendimento ao turista

Representantes da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Companhia de Transporte de Belém (CTBel) e Associação Brasileira da Industria Hoteleira (ABIH) participaram de uma reunião na última quinta-feira (29) com objetivo de buscar melhorias para o atendimento aos
turistas em áreas hoteleiras, em especial dos hotéis localizados na Avenida Presidente Vargas.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da CTBel, Carlos Freire, presidente da ABIH, pediu uma atenção à direção do órgão quanto ao trânsito na avenida e ao processo de fiscalização dos agentes de transito. A titular do órgão, Jane Lima, informou que a CTBel já está com um projeto de reordenamento daquela área, com a intenção de direcionar os pontos de táxis para o lado esquerdo da via, deixando o lado direito somente para as paradas de ônibus e pontos de carga e descarga nos hotéis e outros estabelecimentos comerciais.

Capacitação - Faz parte do projeto da CTBel oferecer um curso de capacitação aos motoristas de táxi do entorno, primeiramente. Realizado em parceria com a Belemtur, ABIH, Fumbel, Semma, Sesma/SAMU, Detran e Sindicato dos Taxistas, o curso terá duração de 10 dias, com carga horária de 40 horas, divididas em dois módulos.

Em cada modulo serão abordados assuntos como histórico da cidade de Belém, código de trânsito, direção defensiva, relações humanas no trânsito, meio ambiente, combate à exploração sexual e turismo na cidade, entre outros de igual relevância. Destaque para o gerenciamento de negócios, que visa estabelecer uma interação maior entre o taxista e a rede hoteleira.
Também foi pauta da reunião a questão da sinalização turística na Presidente Vargas. O economista e coordenador da Belemtur, Wady Khayat, aproveitou a oportunidade para destacar a importância de manter a cidade bem sinalizada para melhor informar o turista que chega. "Criar um clima atrativo com o embelezamento das ruas, praças e canteiros, e facilitando o deslocamento do visitante pela cidade faz com que ele se sinta à vontade em Belém", completou Wady.

Na oportunidade, técnicos da Companhia de Informática do município (Cinbesa) apresentaram o Guia de Serviço de Belém, que está disponível no site oficial da Prefeitura de Belém (http://www.belem.pa.gov.br/). A ferramenta, idealizada para a localização rápida e fácil de estabelecimentos localizados na Região Metropolitana, mostra, inclusive, imagens via satélite, com indicação de ruas e ainda informações de como chegar ao local desejado. Esse é mais um projeto da gestão publica municipal para melhorar a qualidade do atendimento turístico, em Belém. Representantes da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Companhia de Transporte de Belém (CTBel) e Associação Brasileira da Industria Hoteleira (ABIH) participaram de uma reunião na última quinta-feira (29) com objetivo de buscar melhorias para o atendimento aos turistas em áreas hoteleiras, em especial dos hotéis localizados na Avenida Presidente Vargas.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da CTBel, Carlos Freire, presidente da ABIH, pediu uma atenção à direção do órgão quanto ao trânsito na avenida e ao processo de fiscalização dos agentes de transito. A titular do órgão, Jane Lima, informou que a CTBel já está com um projeto de reordenamento daquela área, com a intenção de direcionar os pontos de táxis para o lado esquerdo da via, deixando o lado direito somente para as paradas de ônibus e pontos de carga e descarga nos hotéis e outros estabelecimentos comerciais.
Capacitação - Faz parte do projeto da CTBel oferecer um curso de capacitação aos motoristas de táxi do entorno, primeiramente. Realizado em parceria com a Belemtur, ABIH, Fumbel, Semma, Sesma/SAMU, Detran e Sindicato dos Taxistas, o curso terá duração de 10 dias, com carga horária de 40 horas, divididas em dois módulos.

Em cada modulo serão abordados assuntos como histórico da cidade de Belém, código de trânsito, direção defensiva, relações humanas no trânsito, meio ambiente, combate à exploração sexual e turismo na cidade, entre outros de igual relevância. Destaque para o gerenciamento de negócios, que visa estabelecer uma interação maior entre o taxista e a rede hoteleira.
Também foi pauta da reunião a questão da sinalização turística na Presidente Vargas. O economista e coordenador da Belemtur, Wady Khayat, aproveitou a oportunidade para destacar a importância de manter a cidade bem sinalizada para melhor informar o turista que chega. "Criar um clima atrativo com o embelezamento das ruas, praças e canteiros, e facilitando o deslocamento do visitante pela cidade faz com que ele se sinta à vontade em Belém", completou Wady.

Na oportunidade, técnicos da Companhia de Informática do município (Cinbesa) apresentaram o Guia de Serviço de Belém, que está disponível no site oficial da Prefeitura de Belém (http://www.belem.pa.gov.br/). A ferramenta, idealizada para a localização rápida e fácil de estabelecimentos localizados na Região Metropolitana, mostra, inclusive, imagens via satélite, com indicação de ruas e ainda informações de como chegar ao local desejado. Esse é mais um projeto da gestão publica municipal para melhorar a qualidade do atendimento turístico, em Belém.