sábado, 24 de maio de 2008

Belém e Pontassieve (Itália) avançam na cooperação técnica

O prefeito da cidade de Pontassieve, Marco Mairaghi, esteve na manhã desta segunda-feira, 19, no Palácio Antônio Lemos, em visita oficial ao prefeito de Belém, Duciomar Costa. Na oportunidade, Mairaghi estava acompanhado do seu secretário de Cultura e Relações Internacionais, Alessandro Sarti, e foram tratados temas ligados a acordos de cooperação nas áreas de abastecimento de água, financiamento e capacitação em restauro, esporte e lazer e geração de emprego e renda.

O prefeito da cidade de Pontassieve, Marco Mairaghi, esteve na manhã desta segunda-feira, 19, no Palácio Antônio Lemos, em visita oficial ao prefeito de Belém, Duciomar Costa. Na oportunidade, Mairaghi estava acompanhado do seu secretário de Cultura e Relações Internacionais, Alessandro Sarti, e foram tratados temas ligados a acordos de cooperação nas áreas de abastecimento de água, financiamento e capacitação em restauro, esporte e lazer e geração de emprego e renda. Localizada na região da Toscana, centro-norte italiano, e vizinha de Florença, berço da renascença, Pontassieve (ponte sobre o rio Sieve), é uma cidade fundada na era medieval com grande tradição nas artes plásticas e cultura em geral.

Desta forma, entre outras iniciativas, o prefeito italiano propôs-se a incentivar a implantação de uma filial em Belém da Fundação Instituto Ítalo-brasileiro (IBRA), cujo foco será a capacitação e a qualificação de profissionais da área de restauro, com vistas a preservação, revitalização e manutenção do patrimônio histórico local, e a geração de mão-de-obra qualificada. Em nome da Prefeitura de Belém, acompanhado dos titulares da SEJEL, FUMBEL, SAAEB, CODEM e Fundo Ver-o-Sol, o prefeito Duciomar Costa apresentou aos visitantes dados e resultados sobre o projeto Águas Negras I - que contou com apoio da prefeitura de Pontassieve -, sobre o "Novas Fachadas", que a FUMBEL elaborou com o objetivo de restaurar as fachadas de vinte prédios históricos localizados na Boulevard Castilhos França, além do projeto Farmácia Nativa, entre outros.
"No que diz respeito a expansão da rede de abastecimento de água, Belém tem avançado e para tanto, foi inegável a colaboração da Prefeitura de Pontassieve. Neste momento, a nossa intenção é estender essa ampliação para a região insular da nossa cidade, especialmente para a ilha de Cotijuba, local onde gostaríamos de levar a representação oficial italiana. Por outro lado, acreditamos bastante na ampliação do alcance do "Farmácia Nativa", bem como na necessidade que todo o mundo tem em aprender com os profissionais da área de arquitetura e restauro da região da Toscana. Por isso vemos com grande interesse essa possibilidade de parceria com os italianos", acrescentou Duciomar Costa.

O prefeito de Pontassieve destacou ainda a realização do Fórum Social Mundial em janeiro de 2009 em Belém, oportunidade, segundo ele, onde poderão ser sacramentados variados acordos e parcerias, em vista da presença na cidade do presidente da Toscana. Os titulares da SEJEL, Carlos Cunha, da SAAEB, Raul Meireles, da CODEM, Rosa Cunha, do Fundo Ver-o-Sol, Helder Mello e da FUMBEL, Raimundo Pinheiro, também fizeram um resumo das potencialidades e demandas de cada área da administração local para as autoridades italianas.
Antes do encerramento da audiência, um casal de dançarinos da escola de dança da SEJEL se apresentou, e membros do projeto Jovens em Ação, executado pelo Prójovem, em parceria com governo federal, entregaram objetos e produtos fabricados por eles durante a realização da ação conjunta.

Texto: Toni Remigio-Comus