sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Abrajet inscreve para oficina e palestras de comunicação e turismo


Abertas inscrições para a programação da II Semana de Turismo de Belém e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará), Sindicato de Profissionais de Turismo do Pará (Sindicaturismo), Instituto de Ensino Superior da Amazônia (IESAM) e da Abrajet Nacional-Regional Norte. Tem como objetivo fortalecer, divulgar e promover a atividade turística no Pará e demais estados da Amazônia, assim como estimular profissionais e estudantes de comunicação e de turismo a se engajarem nas questões que envolvem o turismo, como a regulamentação da profissão, necessidade do apoio sindical, estratégias de desenvolvimento, etc.

A programação começa nesta segunda-feira (21) e se estende até o próximo dia 27, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo. As inscrições para as palestras e oficina podem ser feitas até quarta-feira, dia 24, às 12 horas, na sede da Belemtur (Memorial dos Povos).

Na segunda-feira (21), a partir das 8hs, começa a programação, com exposição de fotos turísticas e apresentação de danças no Ver-o-Peso (Solar da Beira). Na terça (22), a partir das 12hs, sessão de autógrafos do livro Religare, do escritor e jornalista José Amoras. A obra, em português e francês, que defende a cultura da paz, tem fotos turísticas de João Ramid, diretor de imagens da Abrajet Pará.
No dia 23, às 9 horas, pronunciamentos na Assembléia Legislativa de deputados que vão lembrar a importância do Dia Mundial do Turismo.

No dia 24, pela manhã, a Abrajet Pará, em parceria com a Travel In Turismo, o Sindicato de Guias de Turismo do Pará (Singtur) e o Sindicato de Profissionais de Turismo do Pará (Sindicaturismo) realizam um city tour com os jornalistas dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, que integram a Região Norte, e dos estados convidados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão. Acompanham o passeio as técnicas do Ministério do Turismo, Gilvana Fernandes e Luciana Esteves, que chegam em Belém para ministrar uma oficina sobre “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos” e sobre o “Cadastur”. O passeio vai envolver o Complexo Ver-o-Peso, Feliz Lusitânia, Igreja da Sé, Mangal das Garças e Basílica de Nazaré.

Às 14 horas começa o ciclo de palestras: “Os desafios do turismo paraense”, com o turismólogo e professor da Faculdade Ipiranga, Leonardo Guedes, que também é diretor da Paratur.

Às 15hs a palestra é sobre “Regulamentação da profissão de turismólogo”, com Marcelo Aponte, delegado estadual do Sindicaturismo Pará.
No dia 25, às 8hs Claudio Magnavita, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e membro do Conselho Nacional de Turismo junto ao Ministério do Turismo, fala sobre a criação do Forum de Jornalistas de Turismo do Mercosul. Claudio, que apresenta o programa “Magnavita”, na CNT, também é diretor de teatro e do Jornal de Turismo. Ele também faz uma avaliação sobre o que mudou após um ano de promulgada a Lei Geral do Turismo, tema de palestra que trouxe a Belém há cerca de um ano.

Em seguida o diretor do MG Turismo, jornal especializado que circula há cerca de 30 anos em Belo Horizonte, apresenta um painel sobre a experiência nessa área. Ele também apresenta o case do Prêmio MG Turismo, principal evento do setor em Minas Gerais. Claret, juntamente com a diretora do prêmio, Sueli Calais, já dedicou o troféu MG Turismo a vários paraenses, como Adenauer Góes e Ann Pontes, da Paratur, Wady Khayat, da Belemtur, Benigna Soares e Nilton Guedes, da Abrajet Pará, entre outros que desenvolvem trabalhos na promoção do turismo.

Às 9h30 o representante da Belemtur, turismólogo Gabriel Peixoto, fala sobre “Planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo de Belém”.
Às 14 horas a palestra tem como tema “Guia de Turismo – profissionalização e perspectiva de carreira”, com Fábio Romero, presidente do Sindicato de Guias do Pará (Singtur). Às 16 horas Marcelo Aponte, delegado estadual do Sindicaturismo fala sobre “Mercado de Trabalho – contribuições do sindicato para o profissional de turismo.

OFICINA - No dia 25, de 9hs às 17hs acontece a oficina “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, ministrada por Gilvana Fernandes, técnica do Ministério do Turismo. A capacitação acontece em sala próxima ao auditório térreo do IESAM, onde acontecem todas as palestras.

Ás 18hs do dia 25, no município de Benevides os jornalistas dos estados do do Maranhão, Minas, Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, se encontram para traçar estratégias de trabalho compartilhado de divulgação da Amazônia. Dia 26 e 27 participam de um press trip em Marapanim, onde vão ser recebidos com show de carimbó, Marudá e finalmente Algodoal, onde aproveitam as belezas de ilha. A hospedagem do grupo será nas pousadas Mithologia e Marhesias, também apoiadoras do evento.

No dia 27 também acontece a I Regata do Dia Mundial do Turismo, com saída às 9 horas da Praia do Areião, na Ilha de Mosqueiro, com destino ao Ver-o-Rio, em Belém.
A II Semana de Turismo e I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo tem apoio também da Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), dos sindicatos de Jornalistas do Pará (Sinjor-Pa) e de Guias de Turismo do Pará (Singtur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), através do Hilton Belém, Hotel Regente, Belém Soft Hotel, Hotel Ver-o-Peso, Crowne Plazza Hotel, Prefeitura de Benevides, Hotel Fazenda São Luiz, Pousada Mithologia, Eventos & Cia e Agência de Notícias Gerais, entre outros.

Inscrições:
Estudantes R$ 15,00 Profissionais: R$ 30,00
Local: BELEMTUR (Memorial dos Povos / Av. Governador José Malcher, 257, esquina com Doutor Moraes). Informações: (91) 8842-8129 / 8886-2604
E-mail: abrajetpara@gmail.com
Leia Mais em www.abrajetpara.blogspot.com