Fórum de Turismo conhece fontes de financiamento para o setor
Os representantes do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur) puderam conhecer as possíveis fontes de financiamento disponibilizadas ao setor pela Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia, na manhã desta segunda-feira (21), no auditório Carlos Rocque, na sede da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Guilherme Antônio Bacellar, apresentou as fontes de captação recursos as principais linhas de fomento da instituição, destinados a empresários, investidores e governos. “Esses atores buscam retorno de seus investimentos, retorno dos ativos com segurança. Para cada um destes atores o que é fundamental é a viabilidade do projeto”, explicou em sua explanação.
Entre as linhas de financiamento da Caixa, Guilherme Bacellar, forneceu informações de quantidade de recursos disponíveis, prazo, carência e requisitos de fontes de captação como o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger), BNDES Automático, Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame), Fundo Geral do Turismo (Fungetur), Cartão Caixa Turismo, Crediário Caixa Fácil e Girocaixa Instantâneo Múltiplo (GIM).
Logo em seguida, João Julio da Silva, do Banco da Amazônia, expôs os produtos financeiros oferecidos pela instituição, tais como o Fundo Constitucional para Financiamento do Norte (FNO), BNDES, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), entre outros. Segundo ele, o Banco da Amazônia possui recursos disponíveis para captação da ordem de R$ 1,4 bilhão destinados ao Pará em 2010.
Comunicação – O secretário estadual de Comunicação, Paulo Roberto Ferreira, também esteve presente ao encontro para ouvir e debater com representantes do trade, as sugestões e propostas para a promoção e divulgação do Pará como destino turístico preferencial. “Temos o pleno conhecimento de que o turismo é um setor que alavanca a economia. O Pará tem potenciais e riquezas que possibilitam isso. Precisamos de um foco direcionado para atender as necessidades do setor”, observou o titular da Secom.
Ele falou da importância do gerenciamento da imagem do Estado perante a imprensa e a sociedade em geral. “Construir uma imagem positiva, tanto nacional quanto internacionalmente, é o nosso desafio. Porém, para que isso aconteça, é preciso envolver a sociedade em todos os segmentos”, finalizou.
Texto: Israel Pegado – Assessoria de Imprensa da Paratu