A Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) reuniu com o trade de turismo local, nesta segunda-feira (22), para realizar a Oficina de Sensibilização dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O evento é uma realização da Belemtur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Marca Brasil (IMB). No Pará, apenas Belém e Santarém foram escolhidos como destinos turísticos indutores.
Segundo o consultor do IMB, Paulo Amorim, o principal objetivo da oficina é sensibilizar as pessoas que desenvolvem o turismo na cidade, por meio de suportes e nivelamento dado pelo MTur. “Todos os 65 destinos receberão orientações para melhorar as ações de turismo na sua cidade, com base no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, realizado pela Fundação Getúlio Vargas”, explica.
O consultor diz ainda que aspectos como hotelaria, restaurantes, transporte, entre outros, foram analisados pela FGV. O projeto do Ministério do Turismo irá dar apoio a estas 65 cidades, capacitando os atores locais para a gestão do turismo, ampliando conhecimento acerca do planejamento estratégico.
O coordenador da Belemtur, Wady Khayat, ficou muito satisfeito com o público que participou do primeiro dia da oficina, que termina nesta terça-feira (23). “Esse é um encontro da área pública e privada que trabalha para desenvolver o turismo na região. Fico feliz pelo pronto atendimento do trade em participar do evento. Com isso fica mais fácil a Belemtur trabalhar para destinar melhor os recursos advindos do Ministério do Turismo, através da nossa Carta Consulta, no valor de US$ 70 milhões, prevista para ser aprovada no próximo mês, pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex)”, contou.
O coordenador da Belemtur falou da importância da oficina e do estudo que foi realizado pela FGV, para as pessoas que trabalham com o turismo, em Belém. “O estudo fez levantamento de dados muito importantes, que mostram a capacidade que a nossa capital tem para atrair turistas. Estamos inseridos no turismo em vários, como o religioso, cultural, patrimônio histórico, turismo de negócios, ecoturismo, entre outros. Com o estudo tivemos a oportunidade de ter uma mensuração de como anda os nossos serviços para, a partir de então, trabalharmos para melhorar o nosso potencial turístico”, explic.
Khayat diz ainda que a partir desse encontro será possível saber qual a direção que o trade deverá tomar para que possa elevar os pontos fortes do turismo e melhorar os fracos, entendo quais são as ameaças e a as oportunidades que Belém tem para trabalhar melhor o turismo.
(Texto: Ana Claudia Martins - Comus)