quinta-feira, 24 de maio de 2012

Paratur incentiva qualidade no atendimento em Mosqueiro



Cerca de 30 empreendedores que atuam no ramo do turismo na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, participaram na tarde da última quinta-feira (17), no auditório da Agência Distrital de Mosqueiro (ADMO) da palestra “Qualidade no Atendimento: Essa é a Diferença no Turismo”, fruto de uma parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) – através da Diretoria de Fomento e do Núcleo de Registro e Qualidade – e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - PA), com o apoio da Belemtur e da ADMO. A palestra foi proferida por José Trabulo Junior, que presta consultoria para a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), e também deve ministrar um curso com a mesma temática nesta sexta, dia 18, e sábado, dia 19, no mesmo local.


Os eventos foram organizados de forma a atingir profissionais e empreendedores que trabalham em estabelecimentos como bares, barracas, restaurantes, hotéis, pousadas e tapiocarias, visando a melhoria do atendimento que é prestado nesses locais. A ação faz parte do Plano de Estruturação de Produtos Turísticos para o fomento do receptivo na região das ilhas de Belém, desenvolvido pela Paratur por meio do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (PEQtur), que deve contemplar 68 municípios, até o final do ano de 2015. O programa, lançado no ano passado, pretende qualificar cerca de 10.500 profissionais que atuam direta ou indiretamente na cadeia produtiva do turismo, com o objetivo único de transformar o destino Pará em referência de qualidade na prestação de serviços em todos os segmentos. O PEQtur integra o Plano Estratégicos de Turismo do Pará (Ver-o-Pará), lançado pelo governador Simão Jatene quando da criação da nova Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A demanda foi detectada em uma consulta prévia realizada entre os empreendedores, que elegeram a temática do atendimento quase que por unanimidade como prioridade para as qualificações resultantes da parceria entre Sebrae e Paratur. O apoio do Sebrae faz parte de uma iniciativa de âmbito nacional da CNTur que visa fortalecer a geração de renda e qualificação das micro e pequenas empresas.

Antes da palestra foi feita uma mobilização entre os empreendedores do setor turístico pelos técnicos da Paratur Jean Barbosa e Deoclécio Junior, que percorreram diversos locais em Mosqueiro para convidar os participantes. A ilha está inserida no pólo turístico de Belém e recebe um olhar especial de prioridade pela alta demanda de turistas que procuram o local, especialmente na alta temporada, que deve acontecer nos próximos meses, período do verão amazônico.

Segundo Jean Barbosa, “Mosqueiro é um excelente produto turístico no pólo Belém pela facilidade de acesso e os atrativos que oferece são muitos”, afirmou.

A palestra abrangeu o tema de forma mais geral e o curso deve trabalhar de maneira mais específica, inclusive com aplicações práticas para que os participantes possam sair da capacitação sabendo aplicar o que aprenderam.

De acordo com Waldinéa Andrade, analista do Sebrae que participou da articulação dos eventos, “o objetivo é proporcionar o fortalecimento da gestão empresarial”, afirmou. O Sebrae já vem atuando juntamente com a Paratur em atividades anteriores, como com a realização de cursos e oficinas com artesãos e feirantes, quando pôde ser percebida a demanda para o planejamento das ações futuras.

É a oitava vez que o consultor José Trabulo Junior vem à Belém, mas a primeira que tem a oportunidade de conhecer o distrito de Mosqueiro. Ele afirma que a partir do contato com os empreendedores, tanto na palestra quanto no curso, pretende despertar neles a consciência da necessidade da padronização do modelo de atendimento na Ilha, para que o turista sinta-se bem acolhido e com vontade de retornar sempre. “Essa padronização deve atender às características locais e deve ser expandida e difundida para outros segmentos da economia em todos os setores”, afirmou o consultor.

T r a d i ç ã o – Uma das atividades que está inserida nos atrativos turísticos de Mosqueiro é a venda de tapiocas na Praça Matriz, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. As tapioquinhas de Mosqueiro ficaram famosas e viraram uma espécie de marca registrada da ilha que registra alto índice de procura durante a alta temporada, além de feriados e finais de semana. Para fortalecer a atividade, foi criada em 1996, a Associação de Barraqueiros de Venda de Tapioca e Comidas Típicas da Ilha de Mosqueiro (Asbavatim), que conta atualmente com 36 sócios, tendo como presidente o senhor Elizeu Costa da Luz (70), que participou da palestra e também deve fazer parte do curso. Ele informa que de alguns anos para cá a categoria percebeu uma melhora nas vendas com a construção da tapiocaria, que substituiu o aglomerado de barracas de antes. “Essa venda de tapiocas em Mosqueiro é referência e tradição na ilha e estamos diretamente envolvidos nisso”, afirmou.

Elizeu Barbosa e a esposa, Iza Barbosa (63), são proprietários de um dos box´s de venda de tapiocas. Ela conta que sua mãe foi pioneira na venda de tapiocas, mingau e comidas típicas regionais em frente ao antigo mercado e que depois dela foram chegando outros vendedores, iniciando a tradição na ilha. A empreendedora afirma que a mãe, Adriana Pereira Barbosa, começou a trabalhar ainda adolescente e permaneceu na atividade até os 70 anos, na década de 1990, quando os filhos pediram para que deixasse a atividade em virtude da idade avançada. Iza informa que ela também, desde o 7 anos ajudava a mãe com as vendas e ainda hoje permanece na ativa, aos 63 anos. “Sinto-me orgulhosa em fazer parte da história dessa tradição em Mosqueiro e de ser uma das pioneiras”, comentou.

Elizeu já trabalhou como garçom até mesmo em outros estado do Brasil e mora no distrito há pouco mais de 15 anos, quando conheceu a esposa e passou a ajudá-la na atividade. Ele fala que apesar dos conhecimentos que adquiriu, a palestra e o curso oferecidos pelo Sebrae e pela Paratur vieram em boa hora, já que eles primam pelo bom atendimento no seu box, mas ouvem algumas reclamações de clientes sobre o atendimento em outros locais. “Nossa associação atualmente está bem organizada e regulamentada, mas precisamos de mais iniciativas como esta”, informa.

Durante a palestra, José Trabulo Junior propôs uma espécie de pacto pelo turismos em Mosqueiro, que deve unir todos os segmentos que atuam no setor, com a padronização do atendimento. “Precisamos fazer com que o turista, assim como se sente encantado com as belezas naturais de Mosqueiro, também se encante com o atendimento que é prestado”, pediu. Ele afirma que a questão do bom atendimento não envolve apenas o trato com as pessoas, mas na verdade é bem mais profundo e envolve a criação de uma atmosfera propícia para que o turista sinta-se bem. A criação desse ambiente receptivo passa pela melhoria da estrutura, utilização de uniformes, cuidado com materiais de trabalho e outros detalhes que nunca passam despercebidos pelos olhos dos turistas, mas que sempre fazem a diferença na hora da escolha do destino.

A proposta deste verdadeiro pacto pela padronização do turismo deve ser melhor apreciada no curso que segue até sexta. O palestrante afirma que o modelo deve levar em conta os aspectos locais e ser assumido por todos, já que o atendimento ruim prestado por apenas uma empresa apenas pode comprometer a escolha do destino e comprometer o trabalho desenvolvido pelos demais. Trabulo lembra que o bom atendimento é fator primordial para o aumento das vendas e, consequentemente, do sucesso dos empreendimentos. “A ideia é que esse modelo que vamos elaborar juntos seja explorada e assumida pelos demais setores da economia”, afirma.

Outra questão a ser discutida no curso são idéias para resolução do problema da sazonalidade da procura pela ilha como destino e propõe a criação de estratégias para atuação dos segmentos de turismo na chamada baixa temporada. Uma solução seria o fortalecimento da comercialização de pacotes voltados para o público da terceira idade, que não depende das férias de julho para viajar. “Esse tipo de público procura a calma e a tranqüilidade e Mosqueiro tem tudo para oferecer isso durante a baixa temporada e isso pude perceber depois de visitar as praias antes da palestra”, afirmou Trabulo.

Outra proposta é o incentivo ao turismo cultural e de vivências, ou seja, dar a oportunidade ao visitante de sentir de perto os aspectos da vida nas comunidades locais. Trabulo afirma que “o turista compra não o destino, mas a experiência de estar lá e sentir a emoção de viver isso”.

O curso “Qualidade no Atendimento” está sendo realizado também no auditório da ADMO, nesta sexta e sábado (18 e 19), de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Informações: A Agência Distrital de Mosqueiro fica localizada na Rua XV de Novembro, 664 – Mosqueiro.

Contatos: Jean Barbosa - 8250-9698

Texto: Fabrício Coleny - GEVC Paratur