Cerca de 30 empreendedores que atuam no ramo do turismo na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, participaram na tarde da última quinta-feira (17), no auditório da Agência Distrital de Mosqueiro (ADMO) da palestra “Qualidade no Atendimento: Essa é a Diferença no Turismo”, fruto de uma parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) – através da Diretoria de Fomento e do Núcleo de Registro e Qualidade – e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - PA), com o apoio da Belemtur e da ADMO. A palestra foi proferida por José Trabulo Junior, que presta consultoria para a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), e também deve ministrar um curso com a mesma temática nesta sexta, dia 18, e sábado, dia 19, no mesmo local.
Os eventos foram organizados de forma a atingir profissionais e empreendedores que trabalham em estabelecimentos como bares, barracas, restaurantes, hotéis, pousadas e tapiocarias, visando a melhoria do atendimento que é prestado nesses locais. A ação faz parte do Plano de Estruturação de Produtos Turísticos para o fomento do receptivo na região das ilhas de Belém, desenvolvido pela Paratur por meio do Programa de Qualificação Profissional do Turismo (PEQtur), que deve contemplar 68 municípios, até o final do ano de 2015. O programa, lançado no ano passado, pretende qualificar cerca de 10.500 profissionais que atuam direta ou indiretamente na cadeia produtiva do turismo, com o objetivo único de transformar o destino Pará em referência de qualidade na prestação de serviços em todos os segmentos. O PEQtur integra o Plano Estratégicos de Turismo do Pará (Ver-o-Pará), lançado pelo governador Simão Jatene quando da criação da nova Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
A demanda foi detectada em uma consulta prévia realizada entre os empreendedores, que elegeram a temática do atendimento quase que por unanimidade como prioridade para as qualificações resultantes da parceria entre Sebrae e Paratur. O apoio do Sebrae faz parte de uma iniciativa de âmbito nacional da CNTur que visa fortalecer a geração de renda e qualificação das micro e pequenas empresas.
Antes da palestra foi feita uma mobilização entre os empreendedores do setor turístico pelos técnicos da Paratur Jean Barbosa e Deoclécio Junior, que percorreram diversos locais em Mosqueiro para convidar os participantes. A ilha está inserida no pólo turístico de Belém e recebe um olhar especial de prioridade pela alta demanda de turistas que procuram o local, especialmente na alta temporada, que deve acontecer nos próximos meses, período do verão amazônico.
Segundo Jean Barbosa, “Mosqueiro é um excelente produto turístico no pólo Belém pela facilidade de acesso e os atrativos que oferece são muitos”, afirmou.
A palestra abrangeu o tema de forma mais geral e o curso deve trabalhar de maneira mais específica, inclusive com aplicações práticas para que os participantes possam sair da capacitação sabendo aplicar o que aprenderam.
De acordo com Waldinéa Andrade, analista do Sebrae que participou da articulação dos eventos, “o objetivo é proporcionar o fortalecimento da gestão empresarial”, afirmou. O Sebrae já vem atuando juntamente com a Paratur em atividades anteriores, como com a realização de cursos e oficinas com artesãos e feirantes, quando pôde ser percebida a demanda para o planejamento das ações futuras.
É a oitava vez que o consultor José Trabulo Junior vem à Belém, mas a primeira que tem a oportunidade de conhecer o distrito de Mosqueiro. Ele afirma que a partir do contato com os empreendedores, tanto na palestra quanto no curso, pretende despertar neles a consciência da necessidade da padronização do modelo de atendimento na Ilha, para que o turista sinta-se bem acolhido e com vontade de retornar sempre. “Essa padronização deve atender às características locais e deve ser expandida e difundida para outros segmentos da economia em todos os setores”, afirmou o consultor.
T r a d i ç ã o – Uma das atividades que está inserida nos atrativos turísticos de Mosqueiro é a venda de tapiocas na Praça Matriz, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. As tapioquinhas de Mosqueiro ficaram famosas e viraram uma espécie de marca registrada da ilha que registra alto índice de procura durante a alta temporada, além de feriados e finais de semana. Para fortalecer a atividade, foi criada em 1996, a Associação de Barraqueiros de Venda de Tapioca e Comidas Típicas da Ilha de Mosqueiro (Asbavatim), que conta atualmente com 36 sócios, tendo como presidente o senhor Elizeu Costa da Luz (70), que participou da palestra e também deve fazer parte do curso. Ele informa que de alguns anos para cá a categoria percebeu uma melhora nas vendas com a construção da tapiocaria, que substituiu o aglomerado de barracas de antes. “Essa venda de tapiocas em Mosqueiro é referência e tradição na ilha e estamos diretamente envolvidos nisso”, afirmou.
Elizeu Barbosa e a esposa, Iza Barbosa (63), são proprietários de um dos box´s de venda de tapiocas. Ela conta que sua mãe foi pioneira na venda de tapiocas, mingau e comidas típicas regionais em frente ao antigo mercado e que depois dela foram chegando outros vendedores, iniciando a tradição na ilha. A empreendedora afirma que a mãe, Adriana Pereira Barbosa, começou a trabalhar ainda adolescente e permaneceu na atividade até os 70 anos, na década de 1990, quando os filhos pediram para que deixasse a atividade em virtude da idade avançada. Iza informa que ela também, desde o 7 anos ajudava a mãe com as vendas e ainda hoje permanece na ativa, aos 63 anos. “Sinto-me orgulhosa em fazer parte da história dessa tradição em Mosqueiro e de ser uma das pioneiras”, comentou.
Elizeu já trabalhou como garçom até mesmo em outros estado do Brasil e mora no distrito há pouco mais de 15 anos, quando conheceu a esposa e passou a ajudá-la na atividade. Ele fala que apesar dos conhecimentos que adquiriu, a palestra e o curso oferecidos pelo Sebrae e pela Paratur vieram em boa hora, já que eles primam pelo bom atendimento no seu box, mas ouvem algumas reclamações de clientes sobre o atendimento em outros locais. “Nossa associação atualmente está bem organizada e regulamentada, mas precisamos de mais iniciativas como esta”, informa.
Durante a palestra, José Trabulo Junior propôs uma espécie de pacto pelo turismos em Mosqueiro, que deve unir todos os segmentos que atuam no setor, com a padronização do atendimento. “Precisamos fazer com que o turista, assim como se sente encantado com as belezas naturais de Mosqueiro, também se encante com o atendimento que é prestado”, pediu. Ele afirma que a questão do bom atendimento não envolve apenas o trato com as pessoas, mas na verdade é bem mais profundo e envolve a criação de uma atmosfera propícia para que o turista sinta-se bem. A criação desse ambiente receptivo passa pela melhoria da estrutura, utilização de uniformes, cuidado com materiais de trabalho e outros detalhes que nunca passam despercebidos pelos olhos dos turistas, mas que sempre fazem a diferença na hora da escolha do destino.
A proposta deste verdadeiro pacto pela padronização do turismo deve ser melhor apreciada no curso que segue até sexta. O palestrante afirma que o modelo deve levar em conta os aspectos locais e ser assumido por todos, já que o atendimento ruim prestado por apenas uma empresa apenas pode comprometer a escolha do destino e comprometer o trabalho desenvolvido pelos demais. Trabulo lembra que o bom atendimento é fator primordial para o aumento das vendas e, consequentemente, do sucesso dos empreendimentos. “A ideia é que esse modelo que vamos elaborar juntos seja explorada e assumida pelos demais setores da economia”, afirma.
Outra questão a ser discutida no curso são idéias para resolução do problema da sazonalidade da procura pela ilha como destino e propõe a criação de estratégias para atuação dos segmentos de turismo na chamada baixa temporada. Uma solução seria o fortalecimento da comercialização de pacotes voltados para o público da terceira idade, que não depende das férias de julho para viajar. “Esse tipo de público procura a calma e a tranqüilidade e Mosqueiro tem tudo para oferecer isso durante a baixa temporada e isso pude perceber depois de visitar as praias antes da palestra”, afirmou Trabulo.
Outra proposta é o incentivo ao turismo cultural e de vivências, ou seja, dar a oportunidade ao visitante de sentir de perto os aspectos da vida nas comunidades locais. Trabulo afirma que “o turista compra não o destino, mas a experiência de estar lá e sentir a emoção de viver isso”.
O curso “Qualidade no Atendimento” está sendo realizado também no auditório da ADMO, nesta sexta e sábado (18 e 19), de 8h às 12h e de 14h às 18h.
Informações: A Agência Distrital de Mosqueiro fica localizada na Rua XV de Novembro, 664 – Mosqueiro.
Contatos: Jean Barbosa - 8250-9698
Texto: Fabrício Coleny - GEVC Paratur
Segundo Jean Barbosa, “Mosqueiro é um excelente produto turístico no pólo Belém pela facilidade de acesso e os atrativos que oferece são muitos”, afirmou.
A palestra abrangeu o tema de forma mais geral e o curso deve trabalhar de maneira mais específica, inclusive com aplicações práticas para que os participantes possam sair da capacitação sabendo aplicar o que aprenderam.
De acordo com Waldinéa Andrade, analista do Sebrae que participou da articulação dos eventos, “o objetivo é proporcionar o fortalecimento da gestão empresarial”, afirmou. O Sebrae já vem atuando juntamente com a Paratur em atividades anteriores, como com a realização de cursos e oficinas com artesãos e feirantes, quando pôde ser percebida a demanda para o planejamento das ações futuras.
É a oitava vez que o consultor José Trabulo Junior vem à Belém, mas a primeira que tem a oportunidade de conhecer o distrito de Mosqueiro. Ele afirma que a partir do contato com os empreendedores, tanto na palestra quanto no curso, pretende despertar neles a consciência da necessidade da padronização do modelo de atendimento na Ilha, para que o turista sinta-se bem acolhido e com vontade de retornar sempre. “Essa padronização deve atender às características locais e deve ser expandida e difundida para outros segmentos da economia em todos os setores”, afirmou o consultor.
T r a d i ç ã o – Uma das atividades que está inserida nos atrativos turísticos de Mosqueiro é a venda de tapiocas na Praça Matriz, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. As tapioquinhas de Mosqueiro ficaram famosas e viraram uma espécie de marca registrada da ilha que registra alto índice de procura durante a alta temporada, além de feriados e finais de semana. Para fortalecer a atividade, foi criada em 1996, a Associação de Barraqueiros de Venda de Tapioca e Comidas Típicas da Ilha de Mosqueiro (Asbavatim), que conta atualmente com 36 sócios, tendo como presidente o senhor Elizeu Costa da Luz (70), que participou da palestra e também deve fazer parte do curso. Ele informa que de alguns anos para cá a categoria percebeu uma melhora nas vendas com a construção da tapiocaria, que substituiu o aglomerado de barracas de antes. “Essa venda de tapiocas em Mosqueiro é referência e tradição na ilha e estamos diretamente envolvidos nisso”, afirmou.
Elizeu Barbosa e a esposa, Iza Barbosa (63), são proprietários de um dos box´s de venda de tapiocas. Ela conta que sua mãe foi pioneira na venda de tapiocas, mingau e comidas típicas regionais em frente ao antigo mercado e que depois dela foram chegando outros vendedores, iniciando a tradição na ilha. A empreendedora afirma que a mãe, Adriana Pereira Barbosa, começou a trabalhar ainda adolescente e permaneceu na atividade até os 70 anos, na década de 1990, quando os filhos pediram para que deixasse a atividade em virtude da idade avançada. Iza informa que ela também, desde o 7 anos ajudava a mãe com as vendas e ainda hoje permanece na ativa, aos 63 anos. “Sinto-me orgulhosa em fazer parte da história dessa tradição em Mosqueiro e de ser uma das pioneiras”, comentou.
Elizeu já trabalhou como garçom até mesmo em outros estado do Brasil e mora no distrito há pouco mais de 15 anos, quando conheceu a esposa e passou a ajudá-la na atividade. Ele fala que apesar dos conhecimentos que adquiriu, a palestra e o curso oferecidos pelo Sebrae e pela Paratur vieram em boa hora, já que eles primam pelo bom atendimento no seu box, mas ouvem algumas reclamações de clientes sobre o atendimento em outros locais. “Nossa associação atualmente está bem organizada e regulamentada, mas precisamos de mais iniciativas como esta”, informa.
Durante a palestra, José Trabulo Junior propôs uma espécie de pacto pelo turismos em Mosqueiro, que deve unir todos os segmentos que atuam no setor, com a padronização do atendimento. “Precisamos fazer com que o turista, assim como se sente encantado com as belezas naturais de Mosqueiro, também se encante com o atendimento que é prestado”, pediu. Ele afirma que a questão do bom atendimento não envolve apenas o trato com as pessoas, mas na verdade é bem mais profundo e envolve a criação de uma atmosfera propícia para que o turista sinta-se bem. A criação desse ambiente receptivo passa pela melhoria da estrutura, utilização de uniformes, cuidado com materiais de trabalho e outros detalhes que nunca passam despercebidos pelos olhos dos turistas, mas que sempre fazem a diferença na hora da escolha do destino.
A proposta deste verdadeiro pacto pela padronização do turismo deve ser melhor apreciada no curso que segue até sexta. O palestrante afirma que o modelo deve levar em conta os aspectos locais e ser assumido por todos, já que o atendimento ruim prestado por apenas uma empresa apenas pode comprometer a escolha do destino e comprometer o trabalho desenvolvido pelos demais. Trabulo lembra que o bom atendimento é fator primordial para o aumento das vendas e, consequentemente, do sucesso dos empreendimentos. “A ideia é que esse modelo que vamos elaborar juntos seja explorada e assumida pelos demais setores da economia”, afirma.
Outra questão a ser discutida no curso são idéias para resolução do problema da sazonalidade da procura pela ilha como destino e propõe a criação de estratégias para atuação dos segmentos de turismo na chamada baixa temporada. Uma solução seria o fortalecimento da comercialização de pacotes voltados para o público da terceira idade, que não depende das férias de julho para viajar. “Esse tipo de público procura a calma e a tranqüilidade e Mosqueiro tem tudo para oferecer isso durante a baixa temporada e isso pude perceber depois de visitar as praias antes da palestra”, afirmou Trabulo.
Outra proposta é o incentivo ao turismo cultural e de vivências, ou seja, dar a oportunidade ao visitante de sentir de perto os aspectos da vida nas comunidades locais. Trabulo afirma que “o turista compra não o destino, mas a experiência de estar lá e sentir a emoção de viver isso”.
O curso “Qualidade no Atendimento” está sendo realizado também no auditório da ADMO, nesta sexta e sábado (18 e 19), de 8h às 12h e de 14h às 18h.
Informações: A Agência Distrital de Mosqueiro fica localizada na Rua XV de Novembro, 664 – Mosqueiro.
Contatos: Jean Barbosa - 8250-9698
Texto: Fabrício Coleny - GEVC Paratur