Começa nesta terça-feira, dia 18, a participação do Pará na International French Travel Market – IFTM Top Resa, a maior feira da indústria de viagens e turismo da França. A participação do Pará no evento será em um espaço da Paratur (Companhia Paraense de Turismo) dentro do estande da EMBRATUR. O evento acontece de 18 a 21, no Porto de Versailles, em Paris.
“Nossa participação no Top Resa, que é uma das mais importantes oportunidades de divulgarmos o destino Pará ao mercado europeu se dá não apenas na forma de distribuição de material promocional mas, através de uma forte estratégia de abordagem junto aos agentes de viagens e operadoras de turismo internacional. Para isso, garantimos a participação no evento de duas importantes gerências: a de Promoção e a de Inteligência de Mercado”. Informa Socorro Costa, presidente da Paratur, atenta à importância de promover os atrativos do Pará visando o desenvolvimento do turismo tendo como diretriz o Plano Ver-o-Pará.
Orientada pela empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, que elaborou o Plano ver-o-Pará, a Paratur está apresentando no Top Resa, os dois principais segmentos turísticos do Pará, cultura e natureza.
Representam a Paratur no Top Resa os gerentes de Inteligência de Mercado, Antonio Filizzola e de Promoção, Carlos Figueira, que irão se reunir com as operadoras de turismo francesas com o objetivo de identificar aquelas que comercializam ou tem interesse em comercializar o destino Pará, como forma de divulgar e promover o estado no país. Esta é uma ação que tem como base o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, que aponta a França como um dos países de maior potencial de emissores de turistas ao estado.
Segundo dados do Ministério do Turismo, no ano passado 207.890 turistas franceses visitaram o Brasil com uma permanecia média de aproximadamente 22 dias. Embora este número tenha oscilado nos últimos anos, a pesquisa revela ainda que das 11 principais operadoras de turismo francesas, 10 comercializam algum destino do Brasil. Dados referentes ao ano de 2010 indicam que a França também é importante para o estado. O país foi responsável por 14,2% do fluxo turístico do Pará, seguido dos Estados Unidos com 11,2% e Itália com 10,2%.
O International French Travel Market, que está na sua 34º edição, é um evento que tem como principal objetivo servir de ponto de encontro de profissionais de turismo para estabelecerem linhas de trabalho, estratégias e alianças que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística. A feira tem a vantagem de oferecer um amplo panorama da atividade cobrindo os setores lazer, negócios e eventos. A expectativa é que nesta edição o evento receba um público de 29 mil pessoas.
Além da Paratur, participam no estande da EMBRATUR representantes dos estados do Pernambuco (EMPETUR), Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro (RIOTUR), Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal e Paraná.
Benigna Soares e Wanderson Curcino - Gerência de Comunicação da Paratur