domingo, 4 de novembro de 2012

Filme gravado no Pará mostra belezas da Amazônia

Protagonistas do filme "Perdidos na Amazônia"
O Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) e da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) estão apoiando uma iniciativa do canal de TV alemão ZDF, que escolheu o Pará para iniciar uma série de filmes com histórias de pessoas que se passam nos mais importantes rios do mundo. O primeiro filme, que já está sendo rodado no Pará, chama-se “Verloren im Amazon” (Perdidos na Amazônia), tendo Belém, a ilha do Combu e São Caetano de Odivelas como parte das locações. O filme deve alcançar de 8 a 10 milhões de expectadores na Europa, dando bastante visibilidade ao estado.

Diretor Carlo Rola define detalhes da gravação da cena
A produção no Brasil é coordenada pela empresa Optomagic, que possui em seu portifólio mega produções de artistas nacionais, como as cantoras Kelly Key e Vanessa Camargo. Comanda essa produção Martina Engel, filha do renomado cineasta e escritor Otto Engel. No Pará uma grande equipe está sendo mobilizada, em parceria entre órgãos públicos das esferas estadual e municipal, além de profissionais locais entre técnicos e atores, para desenvolvimento das gravações.

As visitas de sondagem e as primeiras negociações começaram há alguns meses, com visitas de pré-produção de representantes da equipe que vieram ao estado para escolha de locações e viabilização de parcerias para as gravações. Martin Lehwald é um dos produtores alemães que visitou o Pará pelo menos quatro vezes antes de decidir que aqui seria o melhor lugar para desenvolver o longa metragem, principalmente após o apoio recebido da equipe de marketing da Paratur.

“Nossa missão de promover o turismo do Pará ao Brasil e ao exterior nos permitiu avaliar que um filme que tem o Pará, que divulgamos como a obra prima da Amazônia, como cenário, e que será viso por cerca de 10 milhões de expectadores na Europa, em especial na Alemanha, sem dúvida vai contribuir com nosso trabalho”. Diz Socorro Costa, presidente da Paratur, que tem coordenado pessoalmente sua equipe de marketing nas articulações institucionais de apoio ao filme. Socorro lembra que a meta do Governo do Estado é tornar o Pará destino turístico líder da Amazônia e que estratégias como essa são muito eficazes. 

O filme - A primeira etapa da produção do filme teve início durante a realização do Círio de Nazaré, quando foram gravadas as primeiras imagens do longa, que conta com a direção do renomado diretor italiano Carlo Rola. De acordo com a sinopse do filme, após a queda de um avião em plena floresta amazônica, o marido viaja de Berlim até Belém para procurar a esposa e sem obter sucesso na busca acaba retornando ao seu país. Quatro anos depois, durante o Círio de Nazaré, o piloto que o ajudara nas buscas, consegue encontrar a esposa desaparecida do amigo e o informa sobre o fato. Ao chegar em Belém ele descobre que a mulher perdera a memória e agora estaria morando em uma pousada desde que foi encontrada perdida na floresta. Ela segue uma vida já bastante diferente da que levava antes do acidente, em um romance com um policial federal filho da mulher que a havia encontrado e dona da pousada. Como não se lembra do marido, o encontro entre os dois não foi nada amistoso e o marido tenta fazer com que ela recorde da vida na Alemanha. E justamente essa tentativa de retomar as lembranças norteia boa parte da trama, fazendo com que eles vivam momentos muito intensos, inclusive chegando a se perderem na floresta, de onde vem o nome do filme.

As gravações na ilha do Combu e no Furo do Maracujá, região insular da capital paraense, seguem até o final desta semana. Nas próximas etapas serão rodadas cenas nos complexos do Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia, Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e também no município de São Caetano de Odivelas.

Uma grande equipe com mais de 30 profissionais alemães e um grande time de paraenses, entre equipe técnica, de apoio, produtores e atores está envolvida nos trabalhos. No Pará a equipe conta com o importante suporte do Batalhão de Polícia Fluvial, da Companhia Independente de Polícia Turística (CIPTUR), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente, Ctbel, Guarda Municipal, secretaria Municipal de Economia, Prefeitura de São Caetano de Odivelas, entre outros.
Clarisse Abujamra retorna a Belém
para gravar cenas do filme

A atriz global Clarisse Abujamra, conhecida nacionalmente, foi convidada para fazer parte do elenco, atuando como a dona da pousada que encontra a personagem principal do filme. No time paraense da equipe de produção estão nomes como Célia Maracajá e Adriano Barroso, que possuem no currículo grandes produções locais e nacionais em cinema, TV e teatro.


Texto: Benigna soares e Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação Paratur
Fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação Paratur