terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Estudantes universitários inovam ao apresentar TCC em aldeia indígena

Alunos universitários do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio FAP, André Dias e Lamartine Garcia, apresentaram na última semana, o Trabalho de Conclusão de Curso com o tema "Arte, mídia e sentidos: projeção mapeada, a artemídia dentro da publicidade e propaganda", na aldeia Parkatejé, próxima ao município de Marabá, sudeste do Pará.

A iniciativa de apresentar o TCC dentro da aldeia faz parte de um projeto que visa aproximar os acadêmicos dos povos indígenas e também tradicionais da Amazônia. Coordenado pela professora Viviane Menna Barreto, que esteve na aldeia Parkatejé a convite de lideranças locais, o projeto visa “TCC na aldeia” somar ações de responsabilidade social junto à comunicação. “Queremos estimular os alunos a pensarem na Amazônia, produzirem materiais audiovisuais sobre festas populares, prestarem assessoria de comunicação para associações, movimentos sociais e outras entidades que estejam mais próximas do povo e percebam as problemáticas e estudem de que forma a comunicação pode provocar transformações importantes para estas populações”, concluiu.


Durante a visita a aldeia, os alunos apresentaram um videomapping (apresentação de vídeo) sobre o Xingu e as comunidades afetadas pela usina hidrelétrica de Belo Monte. A ação também integrou a programação que celebrou um ano do lançamento do livro de memórias do cacique Parkatejê Kokre Kohokrenhum entitulado: "Isso pertence ao meu povo".

As projeções foram realizadas sobre toras e esteiras utilizando elementos da cultura indígena e teve como objetivo debater o papel do indígena na sociedade contemporânea. Cerca de 200 indígenas participaram do evento que contou ainda com a distribuição de revistas em quadrinhos que tem como tema o debate sobre o que é o REDD (Mercado de Carbono). O material foi diagramado e ilustrado por Luis Carlos Shikama, estudante de Publicidade da Estácio FAP, e supervisionado pelos professores de Comunicação Social da instituição.  Sob o título “Carbono é de quem? REDD em Terras Indígenas”, aborda em uma história, didática e leve, recomendando que o cacique busque mais informações sobre o mecanismo, no momento que uma empresa estrangeira para assinar um contrato de venda de créditos de carbono.

O resultado da visita à aldeia complementará o TCC dos estudantes. O universitário Lamartine Garcia considera de extrema importância esta integração. “Esta oportunidade de convívio com culturas tão diferentes da nossa, mas ao mesmo tempo tão próxima, foi bom e também bastante relevante, pois apresentamos nossos estudos na aldeia. Um trabalho que faz referência aos índios, principalmente aqueles afetados pela usina de Belo Monte. Com a visita pudemos acompanhar como é o modo de vida deles, como se alimentam, como se sustentam e assim tivemos muitas referências desta cultura” destacou.

Também integram o projeto, o estudante de jornalismo da Estácio Mateus Breyer, líder da Juventude Universitária pelas Causas Indígenas (JUCI) e o estudante de publicidade e cineasta, Arlem Corumbá, responsáveis pela documentação da expedição. Na ocasião foi formalizado convite para os Parkatejé participarem da II Jornada dos Povos Indígenas da Estácio que irá ocorrer abril. E a próxima apresentação do “TCC na aldeia”, será em fevereiro de 2013, onde a estudante Tainá Silva apresentará um trabalho sobre o primeiro time de futebol indígena dos Gaviões Kyikatejé.