Concorrendo com 104 jornalistas de Turismo de mais de uma dezena de Estados brasileiros, três jornalistas do Tocantins ocuparam lugar de destaque no II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”.
| Presidente da Paratur, Socorro Costa, entrega prêmio à jornalista Suzana Barros – Foto: Divulgação Paratur |
A jornalista Suzana Barros foi vencedora do terceiro lugar, do II Prêmio de Jornalismo em Turismo, na categoria webjornalismo com a matéria “Pará: um estado de parar o coração”. A reportagem foi publicada no Mearim, portal de notícias do Maranhão. A premiação foi realizada às 19h, do dia 28 de junho deste, na Estação das Docas, em Belém-PA.
Detentora de uma dezena de premiações na área, dentre elas o Prêmio Esso de Jornalismo – Região Norte/89, a jornalista Suzana Barros disse que “escrever sobre o Estado do Pará sempre é muito surpreendente, porque é um estado grandioso, de muitas facetas: sejam elas relacionadas ao turismo, à cultura, à sua biodiversidade. A jornalista disse que a premiação foi algo revigorante na sua carreira. “Independente de classificação, qualquer ser humano vibra ao ver um trabalho ser selecionado em meio a tantos concorrentes. O melhor de tudo é se perceber dando passos que marcarão, não somente a sua trajetória profissional, mas também a sua vida”.
O Tocantins foi um dos estados que ganhou destaque neste prêmio realizado pela Paratur. Além de Susana Barros, as jornalistas Janete Monteiro e Mª Arienar também venceram o Prêmio de Turismo – Júri Popular, da categoria Jornalismo Impresso, com a matéria Alter do Chão – O melhor Lugar do Mundo (confira a matéria completa aqui no site da Abrajet). As jornalistas abrajeteanas fizeram reportagens especiais sobre os atrativos turísticos do Pará quando participavam do 28º Congresso Nacional da Abrajet, realizado em setembro de 2011, em Belém-PA.
Avaliação
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, destacou o papel fundamental exercido pelos profissionais de imprensa e a justa homenagem a quem dá nome a premiação. “A proposta foi uma: homenagear os profissionais que fazem o jornalismo com amor e que, através dele, divulgam o nosso estado. Tenho o maior respeito pelo jornalismo. Essa escolha do homenageado, o Comendador Marques dos Reis foi uma unanimidade”.
Em sua fala, a presidente da Paratur, Companhia Paraense de Turismo, Socorro Costa, agradeceu aos participantes, especialmente os concorrentes de fora do estado. “Eles vêm de tão longe, merecem um abraço bem forte”. E resumiu falando como o prêmio é importante no trabalho desenvolvido à frente da empresa pública: “O objetivo principal da Paratur é tornar o Pará o principal destino turístico da Amazônia. E eventos como esse servem para isso. O Pará é essa obra prima que conhecemos. Ele merece e deve ser divulgado por profissionais assim tão competentes”, concluiu.
Homenagem: O II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” homenageia Joaquim Marques dos Reis, originário de Portugal radicado em Belém, primeiro hoteleiro, agente de viagens e jornalista especializado nessa área, editor da coluna Terras de Portugal.
Fonte: ABRAJET/TO